O candidato a vereador mais votado nas eleições de outubro do ano passado em Apucarana, médico Odarlone Orente, 45 anos, do Partido dos Trabalhadores (PT), que fez 2.407 votos, assume nesta sexta-feira uma cadeira na Câmara Municipal, depois de sete meses de espera. A sessão específica de posse será às 19 horas, no plenário da Câmara, conforme convocação feita pelo presidente da Casa, vereador Danylo Acioli (MDB).
Odarlone conseguiu a vaga após a Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PV e PC do B, ter obtido êxito na Justiça Eleitoral com a denúncia de fraude de cota de gênero que teria sido cometida pelo partido Podemos, que em função disso teve todos os votos anulados para vereador.
A autorização para posse de Odarlone na Câmara de Apucarana foi dada no último dia 14 pelo juiz da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana, Laércio Franco Junior, depois da retotalização dos votos e cumprindo decisão de segunda instância, ou seja, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O petista entra no lugar do vereador eleito Miguel Luiz Vilas Boas (PDT), que saiu prejudicada com essa irregularidade praticada pelo partido Podemos.