Nesta sexta-feira (25), a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) apresentou, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) em Apucarana, as modalidades Terceira Idade e Municípios Sub 25 do Programa Casa Fácil Paraná, que visa facilitar o acesso à casa própria para famílias de baixa renda, com foco em idosos e municípios com menos de 25 mil habitantes.
O encontro foi aberto pelo presidente da Amuvi e prefeito de Godoy Moreira, Primes Oliveira (PSD), que destacou:
“A união entre os municípios e o Governo do Estado é fundamental para fortalecer as políticas habitacionais e garantir moradia digna à população mais vulnerável”, disse.
O evento contou com a presença do prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio, do vice-prefeito Inei Heckert, além de prefeitos Givanildo Lopes (União Brasil, de Mauá da Serra, e Maurício Bueno (PSDB), de Cruzmaltina, e secretários municipais.
A Modalidade Terceira Idade oferece subsídios estaduais de até R$ 80 mil para idosos com renda de até quatro salários mínimos adquirirem imóveis urbanos, com saldo financiado pela Caixa Econômica Federal.
A Modalidade Municípios Sub 25 beneficia famílias com renda de até dois salários mínimos e sem imóvel próprio, com casas construídas em terrenos públicos, sem contrapartida do beneficiário.
Durante a reunião, foi reforçada a importância da parceria entre Governo Federal, Governo do Estado, municípios e instituições financeiras para ampliar o acesso à moradia digna.