A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), através do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal (GM), aplicou uma multa no valor de R$ 5.134,20 a um morador de Astorga após constatar o descarte irregular de resíduos sólidos da construção civil às margens da Estrada da Aliança, na zona rural de Arapongas.
Segundo a GM, o caso ocorreu na última sexta-feira, 25. A autuação foi efetuada após a identificação do responsável, que admitiu o despejo de entulho de uma obra sem a devida autorização e em local proibido, infringindo normas ambientais vigentes.
Além da penalidade administrativa, que equivale a 15 Unidades Fiscais de Arapongas (UFAs), o infrator também foi notificado a fazer a limpeza completa do local, sob pena de novas sanções em caso de descumprimento.
“Esta ação reforça o compromisso do GDA com a preservação ambiental e o combate a crimes ambientais, especialmente no que se refere ao descarte indevido de resíduos, que pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública”, comenta o secretário da Setrans, Paulo Argati.
A Prefeitura de Arapongas orienta a população a denunciar práticas semelhantes por meio dos canais oficiais, colaborando para manter o município limpo e ambientalmente equilibrado.