Offline
Câmara de Apucarana cria Banco de Serviços Voluntários
Lançamento oficial do projeto lota recinto do Legislativo
Por Edison Costa
Publicado em 01/08/2025 10:48
Política

A Câmara Municipal de Apucarana lançou oficialmente, na tarde desta quinta-feira (31), o Banco de Serviços Voluntários. A iniciativa, criada por meio da Lei Municipal nº 61/2025, de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), tem como objetivo conectar pessoas interessadas em realizar trabalho voluntário com instituições sociais do município. O recinto do Legislativo esteve completamente tomado por representantes de entidades sociais, de segmentos organizados e de outras instituições do município, além de muitos interessados no voluntariado.

A proposta funciona por meio de uma plataforma digital, disponível no site oficial da Câmara, onde pessoas físicas podem se cadastrar como voluntárias, enquanto entidades do terceiro setor podem registrar suas demandas. O sistema é gratuito, transparente e prático, promovendo uma ponte segura entre quem deseja ajudar e quem precisa de apoio.

Segundo o vereador Moisés Tavares, a ferramenta permite que cidadãos compartilhem seu tempo e suas habilidades com entidades sociais de Apucarana, incluindo movimentos culturais, religiosos, sociais e esportivos.

“É uma plataforma simples, onde é possível se cadastrar, compartilhar e disponibilizar suas habilidades. Entidades sociais, institutos, pastorais e movimentos ligados a igrejas também podem cadastrar seus projetos. Nosso objetivo é justamente fazer com que essas pessoas possam se conectar”, explicou. 

O presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli (MDB), falou sobre a importância do Banco de Voluntários para Apucarana e enalteceu o trabalho do colega vereador Moisés Tavares. 

“Essa iniciativa condiz muito com o momento atual da Câmara: uma Casa que trabalha, pujante e protagonista, não por escândalos, mas por bons projetos e bons trabalhos. Parabéns ao vereador Moisés pela autoria dessa importante lei”, afirmou.

Sob a coordenação de Ana Paula Cruz, o Banco de Serviços Voluntários seguirá as diretrizes da Lei Federal nº 9.608/1998, que regulamenta o serviço voluntário no Brasil, e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo segurança, responsabilidade e transparência em todas as etapas do processo.

O evento de lançamento contou com a presença dos vereadores Tiago Cordeiro (PDT), Wellington Gentil (Agir), Adan Lenharo (DC), Gabriel Caldeira (União), Guilherme Livoti (União) e da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade). Também participaram o prefeito Rodolfo Mota, o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, a secretária municipal de Assistência Social, Dra. Fabíola Carrero, o juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Apucarana, Dr. Rogério Tragibo, além de representantes de entidades sociais, voluntários e a imprensa local.

Entre os convidados, os voluntários Antônio Carlos “Macarrão” Machado, Aida Assunção e Sophia Calegari representaram entidades e grupos de voluntariado. A empresária Aida Assunção, que está à frente da Edhucca e do Núcleo de Apoio à Vida de Apucarana (NAVIAP), emocionou-se ao falar sobre a importância do voluntariado. 

“O voluntariado transforma vidas, tanto de quem recebe e, principalmente, de quem oferece ajuda. Parabéns pela iniciativa”, ressaltou.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!