Offline
Consórcio de segurança debate projetos para a região
Prefeitos do Cismel querem câmeras de monitoramento
Por Edison Costa
Publicado em 01/08/2025 16:43
Policial

O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, Soluções e Melhorias do Norte Central Paranaense (CISMEL-NCP) realizou, nesta sexta-feira (01), em Londrina, a Assembleia Geral Ordinária, reunindo prefeitos, lideranças políticas e representantes técnicos dos municípios consorciados. Estiveram presentes o presidente do consórcio e prefeito de Prado Ferreira, Silvio Damasceno, o prefeito de Apucarana e vice-presidente do CISMEL, Rodolfo Motta, o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, o prefeito de Cambé e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Conrado Scheller, o superintendente de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, entre outras autoridades.

Durante o encontro, foram apresentados projetos em andamento, discutidas novas propostas e alinhadas estratégias voltadas ao fortalecimento da segurança pública regional e o aprimoramento da gestão consorciada. Entre os principais temas abordados, destacam-se:

     Parceria público-privada (PPP) com uso de recursos da COSIP voltados à implantação de Cidades Inteligentes;

     Apresentação do Projeto Olho Vivo e do Projeto Muralha, com uso de câmeras inteligentes para videomonitoramento nas entradas e saídas dos municípios;

     Implantação do sistema de videomonitoramento na sede do CISMEL;    

     Deliberação sobre a retirada do município de Califórnia do convênio.

O presidente do CISMEL, Silvio Damasceno, destacou a relevância dos encontros como instrumentos de integração regional. “Tivemos um encontro extremamente produtivo. A assembleia permite a padronização de ações, o uso mais eficiente dos recursos públicos e o fortalecimento da governança regional. Nosso objetivo é tornar o CISMEL uma referência no Paraná em soluções integradas de segurança e gestão pública, ” afirmou.

O superintendente da SAM, Sérgio Onofre, reiterou o compromisso com a articulação técnica e o apoio aos municípios. “Seguimos à disposição para construir soluções com diálogo, planejamento e cooperação. Nesta segunda-feira (04/08), estarei em Curitiba, em agenda com o secretário das Cidades, Guto Silva, para tratar do fortalecimento do projeto de videomonitoramento, repasses e logística operacional por meio da Secid”, declarou.

PRÓXIMA ASSEMBLEIA

Na próxima quinta-feira, 07, a nova Assembleia do Cismel vai debater sobre a atualização do quadro de pessoal e proposta de reajuste de remunerações, com entrega da minuta da resolução aos prefeitos e apresentação e votação da proposta orçamentária para o exercício de 2026.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!