Offline
Regional de Saúde alerta sobre cirurgias eletivas
Quem está na fila há mais de seis meses deve procurar uma UBS
Por Edison Costa
Publicado em 04/08/2025 17:22
Saúde

O diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Lucas Leugi, fez nesta segunda-feira (4) um comunicado importante aos pacientes que estão na fila de espera de cirurgias eletivas (não emergenciais), por seis meses ou mais tempo.
Conforme enfatiza Leugi, o Programa Opera Paraná está atendendo com eficiência e rapidez na área de abrangência da Regional de Saúde de Apucarana. “A partir do funcionamento total do Hospital Torao Tokuda, na ACEA, com quatro centros cirúrgicos e toda estrutura necessária, a meta é realizar cerca de 700 cirurgias/mês”, informa ele.
Com o empenho do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o programa Opera Paraná está realizando, atualmente, 87 cirurgias por hora e 2.100 cirurgias por dia em todo o Paraná, informa Lucas Leugi, que apresenta inclusive a lista das especialidades e cirurgias que estão sendo ofertadas.
“Se você está aguardando há mais de seis meses por uma dessas cirurgias que citamos aqui,  procure imediatamente sua Unidade Básica de Saúde (UBS), autarquia ou Secretaria de Saúde.
Com certeza, algo está errado e precisa ser resolvido”, alerta o diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Lucas Leugi.
“Com esforço e compromisso, vamos zerar as filas de cirurgias na nossa região”, assinala Leugi, acrescentando que, “com o trabalho incansável do secretário de Estado da Saúde. Dr. Beto Preto, e sua equipe, temos convicção de que iremos atender todos os pacientes dos 17 municípios da 16ª Regional de Saúde”.

CIRURGIAS OFERTADAS

UROLOGIA
RTU de próstata, bexiga, postectomia, vasectomia, varicocele, hidrocele, cistolitomia, ureterolitotripsia, orquidopexia, implante de catéter duplo J, retirada de catéter.

Idade: A partir de 7 anos até 70 anos

GINECOLOGIA
Histerectomia abdominal, colpoperineoplastia ( cirurgia de bexiga caída), sling ( cirurgia de incontinência urinária), laqueadura, ninfoplastia.

Idade: 15 anos até 70 anos

UROLOGIA
Fimose (postectomia) Próstata, Cálculos renais/ureterais, Hidrocele, Varicocele.

Idade: A partir de 7 anos até 70 anos

ORTOPEDIA (OMBRO)
Cirurgia artroscópica para instabilidade e lesão do manguito rotador.

Cirurgia aberta para Latarjet.

Idade: 20 até 70 anos

ORTOPEDIA (PÉ E TORNOZELO)
Hálux valgo com osteotomia

Sinovectomia por videoartroscopia do tornozelo

Artrodese metatarso-falangiana.

Idade: 15 até 70 anos

ORTOPEDIA (MÃO)
Síndrome do tunel do carpo, Cisto sinovial, Dedo em gatilho, Sequelas, Osteotomia da mão, Artrose, Pseudoartrose, Tratamento cirúrgico de pseudoartrose de escafoide, Artrodese, De quervain, Amputação, Tratamento cirúrgico de neuropatia compressiva, Tenólise, Tumores ósseos na mão, Ressecção, Tenoplastia, Microneurorrafia, Tenorrafia.
Idade: 12 até 70 anos

ORTOPEDIA (QUADRIL)
Artroplastia Total de quadril não cimentada, somente pacientes a cima de 50 anos
(não inclui revisão ou troca de prótese.

Idade: 15 até 90 anos

OFTALMO
Cirurgias de Catarata.

Idade: até 100 anos

CIRURGIA GERAL
Colecistectomia videolaparoscópica, Herniorrafia inguinal, Herniorrafia umbilical
Herniorrafia epigástrica, Herniorrafia incisional, Entre outras hérnias da parede abdominal, Exérese de cistos e lipomas.

Idade: 12 até 80 anos

VASCULAR
Varizes

Idade: 15 até 70 anos

VASCULAR
Consulta ambulatorial

Terapia esclerosante de vasos (espuma)

Cirurgia de varizes (safenectomias e varizes).

Idade: 15 até 70 anos

OTORRINO
Adenoidectomia, adenoamigdalectomia, amigdalectomia, septoplastia com turbinectomia.

Idade: 3 a 24 anos

ORTOPEDIA (JOELHO)
Artroscopias, lesão de menisco por videartroscopia, rotura do menisco, inicialmente somente cirurgias de menisco por artroscopia.

Idade: 15 até 70 anos.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!