Offline
Câmara de Apucarana volta do recesso parlamentar
Os três projetos da pauta foram retirados de votação
Por Edison Costa
Publicado em 05/08/2025 10:05
Política

A Câmara de Vereadores de Apucarana retornou do recesso nesta segunda-feira (04) com a realização de duas sessões – uma no período da tarde que elegeu o vereador Tiago Cordeiro (PDT) como 2º secretário na mesa executiva -, e uma sessão ordinária à noite, que tinha três projetos de lei em pauta em primeira votação. Os três, no entanto, acabaram sendo retirados de pauta.
Entre os projetos em pauta, estava o PL nº 10, de autoria do presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), que proíbe a contratação, com recursos públicos, em eventos abertos ao público infanto-juvenil de artistas que expressem apologia ao crime organizado e uso de drogas ilícitas. O vereador Odardone Torrente, que participou de sua primeira sessão ordinária, pediu vistas ao projeto.
Outro projeto, também de autoria do presidente da Casa, dispunha sobre a publicidade em tempo real das filas de atendimento nas unidades de pronto atendimento do município. Como o serviço foi viabilizado nesta segunda-feira pela administração do prefeito Rodolfo Mota, o próprio autor pediu pela retirada de pauta, já que se tratava de assunto superado.
Ainda na sessão ordinária da noite, a Câmara iniciou discussão de projeto de lei de autoria dos vereadores Guilherme Livoti (União Brasil) e Moisés Tavares (PP), que prevê a instituição de um cartão de material escolar para estudantes da rede municipal fazerem suas compras. O projeto, que desperta interesse do comércio, porque viabiliza compra dos insumos diretamente no varejo local, foi retirado de pauta a pedido de um dos autores, o líder do prefeito Moisés Tavares. Diversos representantes de livrarias e papelarias da cidade estavam nas galerias da Câmara para acompanhar de perto a votação. O vereador justificou a retirada para consultar o Executivo e também representantes do comércio para elaboração de um texto final.
Durante a sessão, o vereador Adan Lenharo (DC) anunciou em primeira mão a liberação de um recurso no valor de R$ 1 milhão para a saúde pública de Apucarana. Trata-se de uma verba conseguida a seu pedido pelo deputado federal Filipi Barros (PL).
Adan Lenharo informou que desde início do mandato já vinha fazendo tratativas junto ao parlamentar para liberação desta verba para a saúde de Apucarana, setor que segundo ele precisa de investimentos constantes.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!