A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), informa que o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal (GM) capturou nesta semana um gato-maracajá, em chácara localizada na Estrada do Coqueiral. Conforme o GDA, este é o segundo registro da mesma espécie na região em um curto intervalo de tempo.
A equipe foi acionada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) na terça-feira, 05, para verificar a presença do felino silvestre nas imediações de propriedade rural no Vale do Coqueiral, possivelmente atraído pela presença de animais domésticos. No local, foi identificado um que se tratava da espécie Leopardus wiedii, nativa da fauna brasileira, conhecida por hábitos de predação e, inclusive, em certas circunstâncias, pode atacar pequenos animais domésticos.
Depois de passar por avaliação técnica do ambiente e das condições do felino, a equipe do GDA fez a captura segura do gato-maracajá, que foi posteriormente devolvido a uma área de vegetação nativa, adequada ao habitat natural dele.
ORIENTAÇÃO
O GDA reforça a importância de a população não tentar capturar ou afastar animais silvestres por conta própria. A recomendação é que que, diante de situações semelhantes, as pessoas entrem em contato com os órgãos ambientais para receber orientações e, se necessário, permitir a atuação das equipes especializadas. Os telefones são (43) 3902-1194 / 3902-1196 (Seaspma) e 153 (Guarda Municipal).