Na noite desta segunda-feira (04), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA) prestou uma homenagem especial ao professor Aloysio Gomes de Souza Filho, em reconhecimento à sua importante participação na implantação do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Apucarana. A homenagem ocorreu durante a reunião da diretoria da entidade, no auditório da ACIA, e destacou a contribuição do professor para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico da cidade.
O presidente da ACIA, Elio Pinto, explicou que a homenagem é uma forma de agradecer ao professor Aloysio pelo legado e dedicação, especialmente neste momento em que ele se prepara para um ano de estudos de pós-doutorado na Europa. “O professor ajudou a mudar a realidade acadêmica de Apucarana. Deixa um legado de milhares de jovens formados, projetos de extensão e até uma mudança cultural, ao ajudar a transformar nossa cidade em um polo acadêmico”, afirmou.
O campus de Apucarana da UTFPR, surgiu a partir da federalização do então Centro Moda — uma escola técnica mantida por muitos anos pela ACIA e por empresas associadas, por meio de bolsas de estudo — voltada à formação de profissionais para a cadeia produtiva do vestuário. A luta da entidade junto ao governo federal foi decisiva para a transformação do Centro Moda em uma universidade federal.
O presidente da ACIA na gestão 2001/2004, Ricardo Amaral, relembrou a trajetória da federalização e o papel do professor Aloysio no processo de implantação. “Nas diretorias da Maria Isabel e na minha, lutamos pela federalização. O professor Aloysio foi destacado pela UTFPR para cuidar da implantação do campus. Ele ajudou a realizar o sonho da ACIA de transformar o Centro Moda em uma das melhores universidades do Brasil”, destacou.
Para o vice-presidente da entidade, Jayme Leonel, dois aspectos do trabalho de Aloysio merecem atenção especial: “O primeiro foi o processo de implantação do campus, e o segundo foi a luta para restabelecer a relação acadêmica entre a UTFPR e nossa comunidade.”
Wanderlei Faganello, presidente do Conselho Deliberativo da ACIA, também ressaltou a dedicação do homenageado. “A ACIA investiu para que a UTFPR se tornasse o que é hoje — desde a luta pela federalização até a doação do terreno. O professor Aloysio assumiu a implantação do campus, que antes contava com apenas quatro blocos. Nestes 18 anos de dedicação à UTFPR, ele ajudou a ampliar o projeto inicial. Hoje, são sete cursos de graduação, mais de 1.600 alunos em aula e as melhores avaliações entre os cursos de engenharia do Brasil. Desejamos sucesso nesta nova jornada de estudos. Que ele se aperfeiçoe ainda mais e volte para aplicar todo o conhecimento adquirido em Apucarana”, afirmou.
Uma vida dedicada à educação
Durante o evento, o professor Aloysio Gomes fez uma breve apresentação de sua trajetória na universidade e também prestou contas do seu trabalho no campus de Apucarana. “Estou na instituição há 27 anos, sendo 18 em Apucarana. Neste período, formamos centenas de estudantes, sendo que mais de 100 foram encaminhados para estudos em países como Espanha, Portugal, Suíça, Dinamarca, entre outros”, destacou.
Ele também mencionou a criação de um catálogo de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), com mais de 422 pesquisas científicas disponíveis à comunidade. Atualmente, segundo ele, mais de 70 projetos de extensão estão em desenvolvimento no campus.
“Tenho que agradecer aos meus colegas que colaboraram durante esse período, e também às diretorias da ACIA e colaboradores, por sempre apoiarem o desenvolvimento do campus”, disse Aloysio.
O presidente da ACIA, acompanhado dos senhores Ricardo Amaral, Jayme Leonel e Wanderlei Faganello, entregou ao professor uma placa de homenagem como símbolo de reconhecimento. “Esta placa destaca o seu trabalho e seu legado”, declarou Elio Pinto.
Segundo o presidente, a expectativa é de que o professor retorne ainda mais qualificado, trazendo soluções especialmente para a área de resíduos têxteis — tema que será o foco de seus estudos no exterior. “Temos certeza de que ele voltará ainda mais capacitado e com a mesma vontade de transformar vidas em Apucarana”, concluiu.