A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou, nesta quinta-feira (7), o curso de formação para 560 novos servidores. A aula inaugural, realizada em Curitiba, foi ministrada pelo secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, e marcou o início da preparação, que terá duração de 18 semanas.
O tema central do evento foi a integração entre as forças de segurança. Segundo o secretário, a medida faz parte da política adotada pela Secretaria da Segurança Pública nos últimos anos, visando atuação conjunta nas delegacias e nos postos de identificação do Estado.
“Somos mais fortes quando trabalhamos unidos em prol de um mesmo objetivo: garantir segurança, paz e tranquilidade para a população”, afirmou Hudson, que também apresentou um panorama dos investimentos e avanços na área desde 2019, como novas viaturas blindadas, uniformes padronizados e altos índices de solução de homicídios.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, reforçou a importância da colaboração entre diferentes corporações, como Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros, para o fortalecimento da segurança pública no Paraná.
Formação – Entre os novos policiais, estão 446 agentes de polícia judiciária, 79 delegados e 35 papiloscopistas. As aulas serão ministradas na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC) e incluirão disciplinas teóricas e práticas em seis áreas temáticas, abrangendo desde técnicas de investigação até formação humanista.
Após a conclusão do curso, os delegados serão designados para comarcas do interior, enquanto agentes e papiloscopistas serão distribuídos entre unidades da capital, Região Metropolitana e demais municípios do Estado.
TNOnline