Offline
Denúncias de Felca sobre exposição infantil impulsionam debate no Congresso
Por Vitor Hugo
Publicado em 12/08/2025 14:40
Notícia

 

A discussão sobre a exposição e a exploração da imagem de crianças na internet ganhou força após o influenciador digital Felca divulgar, na última quinta-feira (7), um vídeo denunciando perfis e conteúdos que, segundo ele, favorecem a adultização infantil e a atuação de pedófilos nas redes sociais. O material, intitulado Adultização, já ultrapassa 30 milhões de visualizações no YouTube.

 

No vídeo, que dura cerca de 50 minutos, Felca reúne denúncias contra influenciadores, mostra como o algoritmo das plataformas pode impulsionar esse tipo de conteúdo e entrevista uma psicóloga especializada para explicar os riscos da exposição online para crianças e adolescentes. O youtuber afirmou que, por questões de segurança, passou a circular com carro blindado e seguranças.

“Eu realmente mergulhei no lamaçal. Foi muito aversivo fazer esse vídeo”, disse.

 

Repercussão política
A publicação desencadeou forte reação no Congresso Nacional. Até a noite de segunda-feira (11), 13 projetos de lei sobre o tema haviam sido protocolados na Câmara dos Deputados, incluindo o PL 3852, que sugere a criação de uma "Lei Felca".

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pretende pautar propostas contra a adultização de crianças e adolescentes. Entre as matérias em análise, ganhou destaque o projeto do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), aprovado no Senado em dezembro, que prevê mecanismos para combater conteúdos de exploração sexual infantil no ambiente digital e estabelece regras para o uso de redes sociais e jogos online por menores de idade.

 

 

A proposta é bem recebida por organizações como o Instituto Alana e conta com relatoria do deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), que articula para que o texto seja levado rapidamente ao plenário.

 

TNOnline

Comentários
Comentário enviado com sucesso!