A 9ª edição da Festa do Ovo e do Abacate iniciou os trabalhos na manhã desta quinta-feira, 14, com o 4º Encontro dos Produtores de Abacate, evento técnico que reúne palestras com especialistas para debater tendências e as atividades desenvolvidas na área, promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) em parceria com a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma). Cerca de 80 pessoas de várias localidades se inscreveram para participar das atividades, que acontecem na sede do Instituto de Previdência, Pensões e Aposentadorias dos Servidores de Arapongas (IPPASA).
O engenheiro agrônomo e produtor de abacate Aderson Tokushima representou a Colônia Esperança, dando as boas-vindas, agradecendo a presença de todos os presentes e convidou para comparecerem à festa neste fim de semana.
A secretária da Seaspma, Sandra Corrêa, saudou os participantes e desejou um bom aproveitamento dos conhecimentos ali debatidos.
A vice-prefeita, Édina Kümmel, representou o prefeito Rafael Cita na cerimônia de abertura e destacou a importância da busca de conhecimentos para aperfeiçoar ainda mais a produção de abacate e que venham a agregar para a Colônia Esperança e para o município de Arapongas.
Peter Alexandre Van Engelenhoven, técnico agropecuário do IDR Paraná, um dos organizadores do encontro, ressaltou a importância de estar sempre em contato com os produtores para entregar um bom resultado. “Esse evento a gente faz com várias mãos, e é um desafio entregá-lo com a palestras bem estruturadas, com o pessoal de renome, com tema que tenha interesse com bastante relevância para os produtores e que consiga trazer mais tecnologia para cultivo do abacate”, detalha.
AVICULTURA
Nesta sexta-feira, ainda na parte técnica, haverá o 4º Seminário da Associação Paranaense de Avicultura (Apavi), no Cine Mauá. Com o lema “Conhecimento que transforma a avicultura”, o encontro vai reunir palestrantes de referência nacional e internacional, trazendo vivências e conteúdos que dialogam diretamente com os desafios e oportunidades do setor. Inscrições são gratuitas e mais informações pelo www.apavioficial.com.br.
FESTA
A 9ª Festa do Ovo e do Abacate terá um dia a mais de duração neste ano. O início das festividades na sexta era uma reivindicação antiga dos participantes, de acordo com a organização.
Os demais dias continuam como nos anos anteriores: no sábado, 16, das 10h às 22h, e no domingo, 17, das 10h às 20h.
De acordo com a Comissão Organizadora, os preparativos seguem a todo vapor para deixar toda a infraestrutura pronta para receber as cerca de dez mil pessoas que são esperadas nos três dias de festividades.
PROGRAMAÇÃO
A abertura da praça de alimentação da Festa do Ovo e do Abacate será às 18h desta sexta-feira, 15. Às 19h, o bispo da Diocese de Apucarana, Carlos José de Oliveira, à qual Arapongas pertence, preside a missa em ação de graças aos 90 anos da Colônia Esperança. Às 20h, será descerrada uma placa em comemoração ao aniversário da comunidade pela Diocese. A abertura oficial será às 20h30, seguida de apresentação da Big Band Maestro Canindé, às 21h.
No sábado, 16, a programação cultural é diversificada, com karaokê, mágico, teatro de bonecos e show de Gabriel Esper.
No domingo, mais música, dança tradicional japonesa e grupo de Aiki-Dô de Arapongas, além do Ryukyu Koku Matsuri Daiko.