O superintendente-geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, acompanhou nesta quinta-feira (15) o lançamento da nova etapa do projeto de oftalmologia nas escolas municipais de Arapongas. A iniciativa teve início ainda durante sua gestão como prefeito e agora é retomada. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é atender mais de 7 mil alunos (do 1º ao 5º ano, incluindo salas especiais e a EJA) com triagens oftalmológicas.
A abertura desta fase aconteceu na Escola Municipal Heloiza Giancristófaro, no Jardim Bandeirantes, com a presença do deputado federal Felipe Francischini – responsável pela destinação de recursos em 2024 para a ampliação do projeto. Também participaram o vereador Pardini, secretários municipais, representantes da comunidade escolar e servidores da rede de ensino.
Segundo Onofre, o programa é um investimento direto na qualidade de vida e no aprendizado das crianças. “Cuidar da visão é cuidar do futuro dos nossos alunos. É gratificante ver que essa iniciativa segue avançando e beneficiando cada vez mais estudantes. O prefeito Rafael Cita tem dado continuidade e levado a sério a qualidade da educação no município ”, afirmou.
Já nesta manhã, 91 alunos foram atendidos - sendo 61 encaminhados para exames mais detalhados. As triagens seguirão no período da tarde.
MODELO
Seguindo os moldes anteriores, de forma gradativa, as escolas municipais vão receber equipes para a realização de triagens, consultas com especialistas e exames conclusivos. Os alunos com necessidade comprovada receberão os óculos de grau na sequência – adquiridos pelo município. O aluno com necessidade visual fará também a escolha da armação que preferir.
O projeto de Oftalmologia nas Escolas”, virou modelo no Paraná, que passou a atender estudantes do Ensino Médio.