O influenciador paraibano, Hytalo Santos, e seu marido Israel Nata Vicente, foram presos preventivamente nesta sexta-feira 15/08, em uma casa em Carapicuíba - SP.
Hytalo é investigado por exploração e exposição de menores de idade em conteúdos para suas redes sociais.
Após o youtuber londrinense Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca, fazer um vídeo denunciando e expondo casos de "adultização" de crianças e adolescentes, esse caso ganhou uma enorme repercussão.
.Desde quando Felca citou Hytalo, em seu vídeo expondo suas ações com menores de idade publicado no dia 6/08, o influenciador foi alvo de medidas na justiça, e além de mandados de busca e apreensão.
Procurado, o advogado Sean Abib, que faz a defesa deles, disse que iria "tomar conhecimento" da decisão judicial. E que vai ingressar com habeas corpus para liberar o rapaz, assim que tiver acesso aos motivos da decisão judicial.
Celulares e computador são apreendidos
Nesta quinta-feira (14), a Justiça da Paraíba apreendeu um computador e diversos celulares na residência do influenciador digital, localizada em João Pessoa, conforme informou o juiz Antônio Rudimacy Firmino. Na ocasião, os policiais conseguiram entrar na casa, estando autorizados a arrombar portas caso houvesse resistência ou necessidade.
No dia anterior, quarta-feira (13), uma tentativa de cumprir o mandado de busca foi feita no mesmo local, mas a casa estava fechada e sem ninguém presente.
Posicionamento da defesa
Segundo os advogados do influenciador, ele não tinha conhecimento da operação de busca e apreensão em uma de suas propriedades, uma vez que se tratava de uma medida judicial sigilosa.
A defesa também informou que já entrou em contato com o Judiciário e que o influenciador está disponível para prestar esclarecimentos, negando todas as acusações. “[Hytalo] reafirma que nunca participou de qualquer ação que atentasse contra a dignidade de crianças e adolescentes e acredita que tudo será devidamente esclarecido durante a investigação, perante a Justiça e o público que o acompanha nas redes sociais”, declarou.
Investigação do Ministério Público antecede vídeo de Felca
A apuração do Ministério Público da Paraíba (MPPB) teve início em 2024. O caso está sendo conduzido por duas promotorias: uma em Bayeux e outra em João Pessoa.
Ministério Público do Trabalho também investiga Hytalo
Hytalo Santos também está sendo alvo de uma investigação conduzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A informação foi divulgada na noite desta terça-feira, por meio de um vídeo em que o procurador Flávio Gondim apresentou detalhes sobre o caso.
De acordo com Gondim, as investigações envolveram a análise de mais de 50 vídeos publicados nas redes sociais do influenciador, além da coleta de mais de 15 depoimentos de pessoas que participaram da criação desses conteúdos.
“Foram examinados com bastante rigor mais de 50 vídeos publicados nas diferentes plataformas administradas por Hytalo Santos. Também foram ouvidas mais de 15 pessoas envolvidas na produção de conteúdo digital, incluindo ex-colaboradores que trabalharam com ele em diferentes períodos. Além disso, diversos documentos foram analisados”, afirmou o procurador.
Com informações de: G1