A Câmara Recursal do PT Nacional confirmou a reeleição do deputado estadual Arilson Chiorato como presidente do Partido dos Trabalhadores do Paraná. A decisão unânime foi tomada na última quarta-feira (13) após análise dos recursos das duas candidaturas. Com isso, está encerrada a fase de recursos relativos ao Processo de Eleição Direta (PED) 2025. Agora, o PT-PR organiza o encontro estadual que ocorre no próximo dia 13 de setembro.
Os componentes analisaram pedidos de revisão de resultados em pelo menos dezessete cidades. Após a decisão de anular ou validar os votos, Arilson Chiorato foi confirmado novamente como presidente estadual. O deputado já havia sido empossado durante o 17o Encontro Nacional em Brasília, no começo de agosto.
MAIOR ELEIÇÃO DO PT
A eleição para presidência do PT-PR ocorreu em dois turnos e contou com cerca de 18 mil eleitores em cada etapa. No primeiro turno, disputaram à presidência, o deputado estadual Arilson Chiorato, os deputados federais Zeca Dirceu e Tadeu Veneri, e o ex-presidente da APP Sindicato, Professor Hermes.
Chegaram ao segundo turno Zeca Dirceu e Arilson Chiorato. E, após a eleição no dia 27 de julho, os petistas elegeram Chiorato. Na sequência, ambas candidaturas contestaram resultados em municípios, no âmbito estadual. Por fim, após análise da Câmara de Recursos da Nacional, a recontagem consagrou o atual presidente.
Reeleito, Arilson Chiorato disse “agora encerrado nosso processo democrático interno, vamos unificar nosso partido com todas as suas forças políticas e integrantes em torno do nosso maior desafio que é tonificar o partido para reelegermos Lula presidente em 2026!”
Com mandato previsto até 2029, ele ainda destacou a necessidade de construção coletiva do PT. “Queria parabenizar toda nossa militância, todos os candidatos e reafirmar meu compromisso com uma construção participativa, solidificada na base e composta, na direção, por todos nossos grupamentos! Seguimos firmes sendo um PT coletivo, com desafios coletivos, nossas responsabilidades coletivas e com certeza teremos a vitória coletiva”, reforçou Chiorato.