Arapongas, que é um dos principais polos de produção de ovos do Paraná, sediou nesta sexta-feira, 15, o 4º Seminário da Associação Paranaense de Avicultura (APAVI). O evento, no Cine Mauá, integra a 9ª Festa do Ovo e do Abacate da Colônia Esperança, com apoio da Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos (Secle).
Com o lema “Conhecimento que transforma a avicultura”, o seminário reuniu palestrantes de referência nacional e internacional, trazendo vivências e conteúdos que dialogam diretamente com os desafios e oportunidades do setor.
A palestra magna esteve a cargo de Shigueaki Ueki, ex-ministro de Minas e Energia e ex-presidente da Petrobras. Considerado o “pai do Pró-Álcool” ele é um dos grandes articuladores de políticas que conectam energia, agro e desenvolvimento nacional.
Durante a abertura do evento, Ueki confessou um desejo de ver o Brasil em uma condição melhor perante o mundo: “o meu sonho é que, talvez daqui a 10 anos o nosso país seja de credores. Se todos seguirem o exemplo de Arapongas, com certeza seremos credores e não devedores”, pontuou.
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, saudou a todos e destacou que é uma grande honra receber o Seminário. “Como o governador Ratinho Junior costuma falar, o Paraná é o supermercado do mundo. Então, eu vejo Arapongas como a responsável pela prateleira dos ovos naquele supermercado”, ressaltou, lembrando que o município é a Capital Estadual do Ovo. Ele agradeceu a todos os produtores e declarou oficialmente aberto o evento.
HOMENAGEM
Em reconhecimento à importância do trabalho dos avicultores, a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio do pedido do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), fez durante o seminário a entrega de moções de aplausos a produtores do município, valorizando a dedicação e contribuição para o desenvolvimento econômico e social de Arapongas.
Também estiveram presentes a vice-prefeita, Édina Kümmel, secretários municipais e demais autoridades.
ARAPONGAS NO TOPO
O evento acontece em um momento em que o município reforça a relevância para o agro paranaense. Conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), Arapongas figura entre os 35 municípios do Paraná com Valor Bruto da Produção Agropecuária superior a R$ 1 bilhão, e a avicultura é um dos motores do desenvolvimento local, garantindo emprego, renda e segurança alimentar.
No segmento de ovos de consumo, Arapongas liderou o ranking estadual em 2023, com a produção de 35,7 milhões de dúzias de ovos, consolidando o Paraná como o segundo maior produtor de ovos do Brasil, atrás apenas de São Paulo.
O município conta atualmente com 10 granjas dedicadas à produção de ovos, que geram quase 1.000 empregos diretos e injetando cerca de R$ 180 milhões por ano na economia local, o que fortalece não apenas a produção de alimentos, mas também o comércio, os serviços e a renda das famílias de Arapongas.