Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) está em Arapongas nesta semana para conhecer a estrutura disponibilizada pelo município na Saúde, área de Atenção Básica. Nesta terça-feira, 19, a vice-prefeita Édina Kümmel (PP) representou o prefeito Rafael Cita (PSD), que cumpre agenda externa, e recebeu o coordenador Executivo do Plano de Fiscalização (PAF) Saúde, Atenção Básica do TCE/PR, Guilherme Hansen Faraj, e os auditores de Controle Externo Felipe Kafrouni, Luiz Henrique Luersen Junior e Othavio Augusto Rodrigues, juntamente com os secretários de Controle, Integridade e Transparência Pública, Henrique Garcia Filetti; e Carlos Eduardo Arruda, da Saúde, e equipe.
Édina Kümmel agradeceu a visita e colocou a Prefeitura de Arapongas à disposição da equipe do TCE/PR. Filetti e Arruda estão acompanhando as equipes e fornecendo as informações para colaborar com o bom andamento das atividades.
BENEFÍCIOS
Segundo o TCE, as visitas, previstas no Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do órgão, têm caráter operacional, o que significa que, em caso de identificação de problemas, serão indicadas soluções aos responsáveis na forma de recomendações. O objetivo primordial das atividades é a avaliação da gestão da atenção básica à saúde por parte da prefeitura, com foco no monitoramento de taxas de resolutividade e referência para a atenção especializada.
Até final desta semana, os servidores do TCE/PR devem visitar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e fazer entrevistas para conhecer como acontecem os atendimentos no município. No encerramento dos trabalhos, uma nova reunião será agendada para a devolutiva das avaliações da equipe do TCE.
Com ações como essas, o TCE/PR afirma que é capaz de examinar, de maneira independente, a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.
As auditorias ainda contribuem para que o TCE/PR consiga auxiliar os administradores públicos locais na identificação e na resolução dos principais problemas relativos à área auditada, com a apresentação de recomendações de melhorias na gestão pública dos municípios visitados.