O técnico Carlo Ancelotti fez, nesta segunda-feira, sua segunda convocação na seleção brasileira de futebol. O Brasil enfrenta o Chile no Maracanã no dia 4 de setembro e fecha as Eliminatórias no dia 9, fora de casa, contra a Bolívia. Ao todo, foram nove novidades: Caio Henrique, Douglas Santos, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhães, Joelinton, Paquetá, João Pedro, Kaio Jorge e Luiz Henrique. O atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, é o único estreante. Neymar, do Santos, está fora mais uma vez.
CONFIRA OS CONVOCADOS:
GOLEIROS
· Alisson (Liverpool)
· Bento (Al-Nassr)
· Hugo Souza (Corinthians)
DEFENSORES
· Alexsandro Ribeiro (Lille)
· Alex Sandro (Flamengo)
· Caio Henrique (Monaco)
· Douglas Santos (Zenit)
· Fabricio Bruno (Cruzeiro)
· Gabriel Magalhães (Arsenal)
· Marquinhos (PSG)
· Vanderson (Monaco)
· Wesley (Roma)
MEIO-CAMPISTAS
· Andrey Santos (Chelsea)
· Bruno Guimarães (Newcastle)
· Casemiro (Manchester United)
· Joelinton (Newcastle)
· Lucas Paquetá (West Ham)
ATACANTES
· Estêvão (Chelsea)
· Gabriel Martinelli (Arsenal)
· João Pedro (Chelsea)
· Kaio Jorge (Cruzeiro)
· Luiz Henrique (Zenit)
· Matheus Cunha (Manchester United)
· Raphinha (Barcelona)
· Richarlison (Tottenham)
Após o anúncio dos jogadores convocados, Ancelotti explicou a ausência de Neymar: “Nessa segunda convocação há novos jogadores. Neymar não está, ele teve um pequeno problema na última semana. Mas Neymar não precisamos testá-lo, todo mundo conhece Neymar, a comissão, a Seleção, os torcedores do Brasil conhecem Neymar. Como todos os outros, Neymar tem que estar numa boa condição física para ajudar a seleção nacional a fazer as coisas bem na Copa do Mundo. Esses dois jogos são os últimos da qualificação, então precisamos terminar bem essa fase de qualificação”, comentou o treinador italiano.
Na sequência, Ancelotti foi questionado se Neymar estava nos planos da Seleção antes de sofrer um pequeno edema muscular na coxa na semana passada. O técnico, porém, se esquivou: “A ideia que temos é fazermos uma lista muito maior, de 51 ou 52 jogadores ou mais. E, depois, nos últimos jogos antes da convocação, no último fim de semana, preparamos a lista. Pode acontecer que no jogo do fim de semana o jogador se lesione”, disse.
Mais adiante, o treinador respondeu se procurou Neymar e Rodrygo para justificar a ausência de ambos: “Não tive conversas com eles. Eles sabem perfeitamente a ideia que a seleção tem, obviamente tem que jogar partidas e estar em boas condições físicas. Eu não preciso falar com eles para explicar isso. Se eles querem explicações podem me chamar. O Rodrygo tem meu número, não sei se o Neymar tem, mas acho que sim – declarou Ancelotti.
As partidas contra Chile e Bolívia marcam o fim da participação do Brasil nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. Classificada, a Seleção atualmente ocupa a terceira colocação, com 25 pontos e apenas sete vitórias em 16 jogos.