Offline
Menu
Apucarana ganha Escola do Legislativo
Iniciativa da Câmara de Vereadores já está funcionando
Por Edison Costa
Publicado em 25/08/2025 17:15
Política

A Câmara Municipal de Apucarana lançou oficialmente no sábado (23) a Escola do Legislativo, iniciativa que tem como objetivo promover ações de formação, capacitação e educação voltadas a vereadores, servidores públicos e à comunidade em geral. 

O evento de inauguração contou com a realização do encontro “Vozes da Inclusão”, que abordou os direitos da pessoa com deficiência e questões relacionadas à saúde mental. Durante a manhã, a população teve acesso a serviços, orientações e palestras voltadas à promoção da cidadania, da inclusão e do conhecimento. 

Entre os destaques da programação, o juiz Rogério Tragibo de Campos. Na sequência, a neuropsicóloga Geiley Aparecida Sartori Gomes falou sobre os desafios e estratégias para uma sociedade mais acolhedora e consciente, com foco em saúde mental e inclusão. 

A assistente social Nilceane Cuani apresentou orientações práticas sobre políticas públicas e formas de acesso a direitos sociais, enquanto a advogada Elaine Caliman esclareceu aspectos legais fundamentais sobre os direitos da pessoa com deficiência. Elaine esteve acompanhada do marido, o juiz Oswaldo Soares Neto, que também participou do evento. 

Estiveram presentes os vereadores Odarlone Orente (PT), Gabriel Caldeira (União), Moisés Tavares (PP), Eliana Rocha (Solidariedade), além de representantes da sociedade civil e membros da comunidade apucaranense. A Escola do Legislativo será presidida pelo vereador Guilherme Livoti (União Brasil) e contará com a coordenação da servidora Thaila Almeida. 

“A Escola do Legislativo tem a missão de resgatar a história da Câmara, capacitar servidores e vereadores, mas principalmente aproximar a comunidade. Hoje falamos sobre inclusão e saúde mental, trazendo especialistas para orientar a população. Queremos que cada pessoa que participe saia daqui com mais informação, consciência cidadã e acesso aos seus direitos. Esse é o maior programa de aproximação entre Legislativo e comunidade no Brasil, e agora Apucarana passa a fazer parte dele”, enfatizou o vereador Guilherme Livoti. 

O presidente do Legislativo, vereador Danylo Acioli (MDB), falou sobre o projeto que é de sua autoria. “A Câmara Municipal é a casa do apucaranense e precisa estar aberta à comunidade. Desde que assumimos a gestão, temos implementado iniciativas para estreitar essa relação, como o Câmara 24 horas, a Procuradoria da Mulher e agora a Escola do Legislativo. Nosso objetivo é levar a Câmara até a população e trazer a população para dentro da Câmara. Quem faz o certo não precisa se esconder”, afirmou Danylo Acioli.  

A programação seguirá com uma série de atividades educativas e participativas, como debates em universidades, escolas, entidades de classe e organizações sociais do município. A proposta é fortalecer a democracia, estimular a educação cidadã e ampliar o diálogo entre o Legislativo e os diversos setores da sociedade. 

O evento de inauguração também contou com a presença de representantes da Associação DownLoAd, da Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMAA), da APAE de Apucarana, da Pastoral dos Surdos, da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) e da Casa do Dodô.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!