Sob a presidência do vereador Danylo Acioli (MDB), a Câmara de Apucarana realizou nesta segunda-feira, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), mais uma sessão itinerante numa noite de homenagem, discursos e aprovação de projetos de lei e requerimentos.
Com a presença do diretor do campus, Thiago Gentil Ramires, estudantes e professores, o Legislativo Municipal iniciou seus trabalhos com a entrega de Moção de Aplausos à atleta Madelaine Gomes da Silva, 16 anos, considerada hoje um dos principais nomes do atletismo paranaense. O projeto é de autoria do presidente da Casa, Danylo Acioli, tendo sido aprovado pela unanimidade dos vereadores.
Madelaine recebeu a homenagem bastante emocionada e chegou a chorar durante sua fala ao público presente.
Madelaine Gomes da Silva é aluna do Colégio Estadual Cívico-Militar Carlos Alberto Dumont, iniciou sua trajetória em 2019, ainda na rede municipal de ensino, e desde então vem se destacando em competições estaduais, nacionais e até internacionais.
Treinada pelos professores José Marcelino da Silva (Grillo) e Luiz Henrique Pereira, Madelaine soma 20 títulos, sendo 12 no salto em altura, sua principal prova. Na semana passada, brilhou mais uma vez ao conquistar o 1º lugar no salto em altura e no heptatlo na fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), em Campo Mourão.
Durante a sessão, os vereadores aprovaram três projetos de lei, requerimentos e moção de aplauso.
Entre os projetos aprovados em primeira discussão está PL de autoria do vereador Luciano Facchiano (Agir), que institui o Programa Municipal de Reaproveitamento de Fresado Asfáltico, garantindo que as sobras do material usado na pavimentação e correção asfáltica possam ser aplicadas em estradas rurais.
Também em primeira votação foi aprovado PL de Wellington Gentil (Agir), que cria o prêmio “Destaque Apucarana”, uma homenagem anual destinada a reconhecer personalidades que tenham contribuído de forma significativa para promover o nome de Apucarana em âmbito nacional que será entregue próximo ao aniversário da cidade, comemorado em 28 de janeiro. Na justificativa, o argumenta que destacar trajetórias inspiradoras e conquistas expressivas em diversas áreas estimula o protagonismo local. O projeto foi aprovado com um voto contrário, de Guilherme Livoti (União), que argumentou que a Câmara já tem várias honrarias concedidas.
Em segunda votação foi aprovado PL do presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), que proíbe poder público de contratar shows para público infanto-juvenil de artistas que façam apologia às drogas ilícitas, crime, misoginia, preconceito racial entre outros. O projeto foi aprovado com voto contrário de Ordalone Orente (PT), que já havia se posicionado na primeira votação.
Ainda nesta sessão, também foi aprovada uma Moção de Aplausos, de autoria da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), à atleta apucaranense Kemilly Karolinny da Silva do Nascimento, pelos impressionantes feitos esportivos em âmbito nacional e continental. Considerada um fenômeno do kung-fu, Kemilly acumula diversas conquistas.
O diretor do campus da UTFPR, Thiago Gentil Ramires, agradeceu à Câmara por levar sessão itinerante na universidade e fez um balanço do trabalho de extensão universitária que é feito pela instituição de ensino através de seus professores e alunos.