O secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado Beto Preto recebeu na noite da última sexta-feira (05) o título de Cidadão Honorário de Arapongas. A honraria, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, foi entregue em sessão solene realizada no Bufet Recanto com a presença de diversas autoridades de Arapongas e região, entre elas, o prefeito Rafael Cita, ex-prefeito e hoje superintendente de Apoio aos Municípios da Casa Civil do Governo do Estado, Sérgio Onofre, deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), o prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira (PSD), demais vereadores e lideranças políticas e empresariais do município. A sessão foi comandada pelo presidente da Câmara, Márcio Nickenig (PSB).
A honraria é de iniciativa do vereador Luisinho da Saúde (PSD). O vereador, que é enfermeiro, destacou que o título é um reconhecimento à trajetória do secretário. Na justificativa do projeto, aprovado em fevereiro deste ano, ele destacou a relevância do trabalho do secretário, especialmente durante a pandemia da Covid-19, período em que ele esteve à frente da Secretaria da Saúde.
“Hoje estamos aqui não somente para entregar um título, mas sim para fazer um reconhecimento pelo excelente trabalho do secretário de Estado nos últimos anos não apenas em Arapongas, onde ele atuou, mas em todo Paraná”, comentou na entrega do título, nesta sexta-feira.
Em agradecimento à honraria, Beto Preto ressaltou sua ligação com o município, que vem desde o início de sua carreira como médico.
“Sou muito agradecido por Arapongas. Acho que talvez seja um dos momentos mais marcantes da minha passagem como político receber esse título. Fui plantonista e médico da Santa Casa por vários anos, também trabalhei na UBS ali em Aricanduva por um ano. Fui também médico coordenador da Saúde Ocupacional Medicina de Trabalho de mais de 100 empresas moveleiras de Arapongas através do SesiI. Essa homenagem emociona o coração da gente”, comentou, agradecendo ao vereador Luisinho, com quem trabalhou na Santa Casa.
O secretário também fez um breve resumo dos investimentos recentes do Governo do Estado no município. “Como secretário apoiamos muito o município, não só para prefeitura, mas para hospitais. A Santa Casa hoje passa por uma reforma completa do seu pronto-socorro, com recursos financiados do tesouro estadual, provenientes da autorização do governador Ratinho Junior. Já o Honpar, teve sua nova ala, seu hospital novo, com parte financiada com um convênio de R$ 18 milhões e que agora tem um complemento para uma nova etapa, uma grande central de quimioterapia com centro cirúrgico, com outras alas do novo hospital, que vai remontar mais de 30 milhões. Nosso trabalho é feito com várias mãos, mas voltado para o interior”, diz.
O prefeito Rafael Cita colocou em discurso que “Beto Preto não está recebendo esse título, merecidíssimo, apenas porque é secretário de estado. O Beto foi médico no município de Arapongas. O Beto atendeu a população araponguense. Essa homenagem é porque, de fato, você cuidou do povo araponguense. E, enquanto secretário, não é diferente. Continua cuidando”, pontuou. “E eu não tenho dúvida que o melhor secretário de Estado que conduziu a pandemia de Covid, e lamento muito o que houve e as mortes, não tenho dúvida, se chama Beto Preto. Principalmente por um fator. O Beto, por ser médico, valoriza a ciência. Então, enquanto muita gente estava na contramão, o Beto focou na condução científica da pandemia. Nós tínhamos essa segurança. Um cara que cuidou do Paraná, uma pessoa que cuidou do município de Arapongas, merece esse título”, enalteceu Rafael Cita.
O superintendente-geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, destacou que entre “as pessoas que lutam para conseguir as coisas para o seu município, como eu luto, como o Beto luta, como todos vocês que estão aqui, existem discussões, mas para realizar, não para destruir”, comentou. Ele enalteceu o trabalho de Beto Preto como secretário da Saúde no Paraná todo. “E o que a gente prega, Beto? Que esta região Norte, nossa, tenha representante à altura conforme você é e se fortaleça muito mais”, pontuou.