A 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Apucarana, realizada nesta segunda-feira (08), foi marcada por homenagens, reivindicações sociais e a votação de importantes projetos para o município. Entre os primeiros destaques da noite, os vereadores realizaram a entrega de uma Moção de Aplausos ao Conselho de Ministros Evangélicos de Apucarana e Região (CMEAR), que esteve representado no plenário pelos pastores Sebastião Vieira e Armando Gonçalves.
A homenagem de autoria do presidente, vereador Danylo Acioli (MDB), reconhece o trabalho social, espiritual e comunitário desenvolvido pelo conselho na cidade e região. A sessão também contou com a participação da representante da Abraphem – Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia, Indianara Galhardo, que fez uso da palavra no espaço Tribuna Livre.
Além das homenagens e participações especiais, os vereadores apreciaram 20 matérias na ordem do dia, entre projetos de lei, requerimentos e moção de aplausos. A pauta variada contou com discussões que envolveram saúde, infraestrutura, segurança pública e direitos trabalhistas.
Entre os temas de maior repercussão, foi aprovado, em primeira discussão, um substitutivo ao projeto de lei que estabelece multa administrativa para quem fizer uso de drogas ilícitas em espaços públicos do município. A iniciativa é de autoria do vereador Danylo Acioli e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e pela vereadora.
Em segunda discussão, outros dois projetos foram aprovados. Um deles foi o PL nº 84/2025, de autoria do vereador Luciano Facchiano (Agir), que autoriza a reutilização de material fresado de asfalto em estradas rurais, contribuindo com o meio ambiente e a melhoria das vias do interior.
O outro foi o PL nº 85/2025, de autoria do vereador Wellington Gentil (Agir), que cria o Prêmio Destaque Apucarana, a ser entregue anualmente durante as comemorações do aniversário do município, celebrado em 28 de janeiro.
Equiparação salarial
A sessão também foi acompanhada por auxiliares e técnicos de enfermagem, que reivindicam a equiparação salarial da categoria. Em apoio à causa, foi aprovado por unanimidade um requerimento apresentado pelo vereador Dr. Odarlone Orente (PT), que solicita providências sobre o tema ao Executivo.
Falhas no telefone 192 preocupam
Preocupado com os serviços de urgência no município, o vereador Guilherme Livoti (União) apresentou requerimento cobrando esclarecimentos sobre as constantes falhas no telefone 192 do Samu. O parlamentar destacou a necessidade de uma solução definitiva para garantir o atendimento eficiente à população. O tema ganhou repercussão após o falecimento da jovem Jady Maria Neves da Silva, de 17 anos, ocorrido no dia 5 de agosto de 2025, em decorrência de um acidente de bicicleta. De acordo com familiares, no momento do acidente não foi possível contato com o 192 por causa da instabilidade na linha, sendo necessário que um vizinho fosse até o Corpo de Bombeiros para pedir socorro.
Participação popular
A 25ª Sessão Ordinária também contou com a presença de vendedores ambulantes, que solicitaram a regularização da atividade no centro da cidade, principalmente nas imediações da Catedral Nossa Senhora de Lourdes.