A Prefeitura de Apucarana, em parceria com a Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Núcleo Habitacional Papa João Paulo I, realizará no dia 20 de setembro a distribuição gratuita de mudas de árvores e plantas ornamentais. A ação faz parte do Tempo da Criação 2025, iniciativa ecumênica mundial dedicada à oração, reflexão e ações em defesa da Casa Comum, que neste ano tem como tema “Paz com a Criação”.
Entre as 11 espécies disponíveis estão cerejeira ornamental, hibisco, oiti, palmeira-fênix, palmeira-leque, escova-de-garrafa, nespereira, pitanga, grumixama, gabiroba e aroeira-pimenteira. Organizada desde 2019, a distribuição sempre contou mudas oriundas do viveiro municipal e parte do viveiro da própria paróquia, contudo, neste ano serão exclusivamente espécies produzidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Com este ato, a comunidade mostra que se preocupa de verdade com o futuro e, quando os cidadãos se envolvem nas causas da cidade, todos ganham. A Prefeitura é parceira porque acredita que preservar o meio ambiente é também garantir qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para a população”, pontua o prefeito Rodolfo Mota.
O cadastro de interesse nas mudas deve ser feito até 16 de setembro através de formulário on-line (https://forms.gle/uGkW5qZAg8AAMrcX6) ou pelo link disponível no Instagram da Pastoral do Meio Ambiente (https://www.instagram.com/pastoral.domeioambiente). “Sempre realizamos a distribuição durante o Tempo da Criação, um período em que a Igreja Católica nos convida a refletir e agir pelo cuidado com a criação de Deus, que é o planeta. Neste ano, contamos com uma parceria ainda maior da Prefeitura que possibilitou ampliar o alcance da ação, que une fé, consciência ambiental e cidadania”, afirma Amauri Henrique Rosina, coordenador da Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Até o momento, cerca de 200 cadastros já foram efetivados e a expectativa é de que mais de 500 mudas sejam entregues no dia 20.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, relata que no momento da escolha da espécie no cadastro online, juntamente com o nome da planta, “a pessoa terá acesso a uma breve descrição de porte e local ideal de plantio, e orientações técnicas de como devem ser manejadas, garantindo que os participantes façam escolhas adequadas ao espaço disponível”, explica Silva. Segundo ele, cada pessoa poderá se cadastrar para retirar até duas mudas, escolhendo entre espécies adequadas para calçadas, quintais e chácaras.
A retirada das mudas para quem requisitar via cadastro prévio acontece no dia 20 de setembro, das 9 às 14 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Rio Pirapó, 219 – João Paulo); e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Igrejinha) – (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 2322 – Jardim São Pedro). No mesmo dia será realizada a coleta de óleo de cozinha usado, incentivando o descarte correto e a preservação do meio ambiente.