Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito 2025, que tem como tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”, a Prefeitura de Apucarana promove neste sábado (20/09), das 9 às 12 horas, na Praça Rui Barbosa, Mostra das Forças de Segurança Pública e Salvamento. O evento é organizado pela Secretaria de Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran) e vai reunir diferentes instituições ligadas ao sistema viário e à proteção da vida. Serão montadas barracas com exposição de materiais, equipamentos e viaturas, além da distribuição de folders educativos.
Paralelamente, também acontece na praça central de Apucarana uma mobilização de entidades ligadas às pessoas com deficiência. A agenda, coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), com apoio da Prefeitura de Apucarana, promove a atividade “Apucarana mais Acessível e Inclusiva”, em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
“Queremos que a população esteja presente, conheça de perto o trabalho das nossas forças de segurança e participe das ações educativas. O trânsito é um espaço de convivência e todos temos a responsabilidade de preservar a vida. Também teremos uma importante ação em favor das pessoas com deficiência. Estamos unidos nesta luta. Garantir direitos às pessoas com deficiência não é apenas uma questão de justiça social, mas também de cumprimento da Constituição Federal, que assegura dignidade e igualdade a todos”, afirmou o prefeito Rodolfo Mota, que é advogado.
O secretário de Segurança Pública e Trânsito, major Vilson Laurentino da Silva, destaca que a atividade deste sábado fortalece a integração entre os órgãos. “A mostra das Forças de Segurança e Salvamento é uma oportunidade de aproximar os cidadãos das instituições que atuam diariamente pela segurança viária e pelo salvamento de pessoas. Além de expor equipamentos e viaturas, reforçamos o caráter educativo e de conscientização, que é o foco da Semana Nacional de Trânsito”, ressaltou.
Participam da mobilização a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Paraná (PM/PR), Polícia Civil do Paraná (PC/PR), 15ª Circunscrição Regional de Trânsito de Apucarana (Ciretran), 11º Batalhão de Bombeiros Militar do Paraná (11º BBM), Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM), agentes municipais de trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
A presidente do CMDPD, Eidiana Cristina Bernardes da Silva, reforça o convite à população. “O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é um momento de reafirmarmos a importância do desenvolvimento de meios de inclusão. Convidamos toda a sociedade para participar das ações e fortalecer essa agenda”, disse.