O Hospital Torao Tokuda, também conhecido como “hospital da Acea”, está ganhando calçamento com pavers no acesso principal, junto à área da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). As obras começaram há uma semana e já estão em fase de conclusão. São trezentos metros de extensão, por seis metros de largura. Nos próximos dias o acesso ao hospital também irá dispor de iluminação.
Segundo o gerente administrativo do hospital, Diego Domingues, as obras estão sendo custeadas pelo Instituto Santa Clara. A instituição assumiu a gestão do Hospital Torao Tokuda, após acordo firmado com o Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Diariamente o hospital atende cerca de trezentos pacientes, para consultas, encaminhamento para exames, procedimentos pré-operatórios e cirurgias. Do início de julho até agora, o hospital já realizou mais de mil e quinhentas cirurgias eletivas (não emergenciais).
O diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Lucas Leugi, acompanhado do assessor da Sesa, Paulo Vital, e do presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), Kenite Ishida, acompanhou nesta quarta-feira (24) o andamento das obras do acesso ao Hospital Torao Tokuda.
“O calçamento com pavers está praticamente pronto e vai garantir mais segurança e comodidade aos pacientes, funcionários, enfermeiros e médicos”, avalia Leugi. Ele destaca ainda que o Programa Opera Paraná está atendendo com eficiência e rapidez todos os municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Apucarana. “A partir do funcionamento total do hospital da Acea, com centros cirúrgicos, pessoal qualificado e toda estrutura necessária, a meta é alcançar 700 cirurgias/mês”, anuncia.
O secretário de estado da saúde, Beto Preto, cita que com o apoio do Governador Ratinho Júnior, o Programa Opera Paraná vem realizando, atualmente, uma média de 87 cirurgias por hora e 2.100 cirurgias por dia em todo o Paraná.
“A proposta que lançamos, visando recuperar e ativar o funcionamento do antigo Hospital do Coração foi concretizada. Toda estrutura foi recuperada e readequada para o funcionamento do Hospital Torao Tokuda, que passou a ofertar uma série de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes de Apucarana, Arapongas e todas cidades do Vale do Ivaí”, pontua Beto Preto.