Durante sessão ordinária desta segunda-feira (29), o vereador Tiago Cordeiro (PDT), presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara Municipal de Apucarana, anunciou da tribuna que encaminhará ofício-convite às concessionárias de serviços públicos Copel e Sanepar. O objetivo é que representantes das empresas participem de uma reunião institucional com os vereadores para prestar informações e esclarecimentos sobre as falhas recorrentes nos serviços de abastecimento de água e fornecimento de energia no município.
Segundo o parlamentar, nas últimas semanas têm aumentado significativamente as reclamações da população, tanto em seu gabinete quanto junto a outros vereadores da Casa, quanto à interrupção no fornecimento desses serviços essenciais.
“Não podemos aceitar que a população continue sofrendo com a falta de água em suas torneiras e as constantes quedas de energia. São empresas multimilionárias, que arrecadam alto todos os meses, mas que precisam mostrar à sociedade que estão preparadas para lidar com crises, ter planos de contingência e garantir a qualidade do serviço prestado. Nosso papel como legisladores é fiscalizar, cobrar explicações e exigir respeito com o cidadão que paga a conta no fim do mês”, destacou o vereador Tiago Cordeiro.
Pauta da reunião
A Comissão de Justiça, Legislação e Redação espera que as concessionárias apresentem justificativas técnicas, expliquem os motivos das recentes falhas, relatem quais investimentos já foram realizados, quais ainda estão previstos e apresentem um cronograma de curto, médio e longo prazo para a solução definitiva dos problemas enfrentados.
Embora se reconheça a gravidade da crise hídrica causada pelas estiagens e o aumento do consumo em razão das altas temperaturas, o vereador ressaltou que isso não exime as concessionárias da responsabilidade.
“Entendemos que enfrentamos um cenário de estiagem e que o clima pressiona a demanda. Mas Apucarana precisa de redundância hídrica e energética, precisa modernizar sua infraestrutura, e isso é obrigação das concessionárias que exploram esses serviços. Não estamos pedindo nada além do básico: que a população tenha água e energia com segurança e estabilidade”, reforçou o parlamentar.
Convite institucional
O ofício a ser encaminhado terá caráter não coercitivo, configurando um convite institucional. No entanto, o vereador enfatizou que, por se tratarem de empresas concessionárias que prestam serviços públicos no município, é dever do Legislativo exercer o papel de fiscalizar a qualidade desses serviços, em defesa da população.
“Estamos dando a oportunidade de diálogo. Queremos ouvir, entender e cobrar soluções. A população de Apucarana merece respostas claras e ações concretas”, finalizou Tiago Cordeiro.