Offline
Menu
CBF estica Brasileiro, muda Copa do Brasil e cria novos torneios
Campeonato Brasileiro começa em janeiro e vai até dezembro
Por Edison Costa
Publicado em 01/10/2025 17:19
Esporte

Com muitas mudanças, a CBF divulgou, nesta quarta-feira, o calendário do futebol brasileiro para o período de 2026 a 2029. Entre as principais alterações estão a diminuição de datas para os estaduais, o aumento da duração do Campeonato Brasileiro, o novo formato da Copa do Brasil e a criação de torneios regionais, como a Copa Sul-Sudeste, a Copa Centro-Oeste e a volta da Copa Norte.
Em evento na manhã desta quarta-feira na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a CBF anunciou que o Brasileirão começará no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro. Assim, o torneio terá início antes do fim dos estaduais, que serão disputados de 11 de janeiro a 8 de março, com limite de 11 datas.
Com a mudança, haverá semanas com a disputa das duas competições. Nas finais dos estaduais, haverá uma semana livre para as decisões, sem rodadas do torneio nacional.
As mudanças no calendário da CBF pretendem tornar o calendário mais equilibrado e valorizar ainda mais a competição. A entidade acredita que a alteração aumenta o apelo comercial do torneio. O objetivo é fazer com que os clubes de elite do Brasil joguem menos partidas.

COPA DO BRASIL
A Copa do Brasil também terá mudanças. O maior torneio eliminatório do país passará de 92 para 126 participantes em 2026 — em 2027, serão 128 clubes. A competição encerrará o calendário do futebol brasileiro, com uma final em jogo único no dia 6 de dezembro do ano que vem.
Os pré-requisitos para a escolha do local serão: acesso fácil para torcedores, rede hoteleira, capacidade para receber duas torcidas e infraestrutura adequada. Entre a semifinal e a final, haverá um espaço de um mês para que os torcedores possam se planejar para viajar, caso necessário.
Serão 102 vagas diretas de campeonatos estaduais — antes eram 80. Todos os clubes da Série A estão garantidos na competição e entrarão na quinta fase, a última antes das oitavas de final. As outras quatro vagas estão reservadas para os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D, que começarão a disputa na terceira fase do torneio.

Somente a quinta fase, as oitavas de final, as quartas de final e as semifinais serão em jogos de ida e volta.

NOVAS COMPETIÇÕES

Uma das premissas da CBF é ampliar o calendário para clubes da base da pirâmide nacional. A entidade, portanto, criará torneios regionais para todas as federações do Brasil.

Copa Sul-Sudeste, a Copa do Nordeste e a Copa Verde (com clubes do Norte e do Centro-Oeste) serão disputadas em 10 datas, entre março e junho. Clubes que disputarem competições da Conmebol não participarão desses torneios. Os clubes do Espírito Santo jogarão a Copa Centro-Oeste.

 COM G1

Comentários
Comentário enviado com sucesso!