Offline
Menu
Arapongas promove palestra sobre luto parental
Evento aborda cuidados na perda gestacional e neonatal
Por Edison Costa
Publicado em 14/10/2025 17:44
Saúde

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, na manhã desta terça-feira, 14, no auditório do Paço Municipal, uma palestra sobre “Luto parental – cuidados na perda gestacional e neonatal”, destinado a profissionais da pasta. A atividade, que integra a “Semana de sensibilização à perda gestacional e neonatal”, é ministrada pela psicóloga hospitalar e professora universitária Catiuscia Guerreiro, e reuniu enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, médicos e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em Arapongas.
Na última quinta-feira, 09, houve um evento na Praça da Saudade, com algumas mães que se reuniram em um memorial em homenagem aos bebês que partiram e aos familiares que aqui permanecem. Algumas delas deixaram um depoimento em vídeo, que foi exibido no início da palestra. Uma das mulheres, que perdeu quatro bebês, destacou a importância do acolhimento e acompanhamento como terapia a quem perde um filho.

A psicóloga contou um pouco sobre a experiência de oito anos em atuação em hospitais e mostrou uma definição de luto, do dicionário infinito: “um processo de adaptação a uma perda, de algo ou alguém que era importante para nós. E durante esse processo, um novo sentido para a vida precisa ser descoberto e construído”, diz. “Então, o luto é um processo de adaptação. E nós vivemos lutos diferentes com diferentes coisas. Luto não é só por morte. Pode ser por um fim de um relacionamento, por uma demissão, pelo adoecimento mesmo sem morte. Uma perda de identidade, luto de cuidadores e profissionais de saúde que perdem pacientes”, comentou. “Hoje, nós temos aprendido com mais veemência que as pessoas morrem. E de fato é a única certeza que se tem. É um tema que vai ser necessário para todo mundo em algum momento”, destacou a profissional, ressaltando que se trata de um tema pouco comentado.

DIA DE SENSIBILIZAÇÃO

A Lei nº 5.409, de 27 de maio de 2025, institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Arapongas o "Dia de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil", que será anualmente na semana que compreende 15 de outubro, em consonância com o Dia Internacional de Sensibilização para a Perda Gestacional e Neonatal. O projeto de lei foi aprovado em 21 de maio por unanimidade, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Márcio Nicke, apresentada pela enfermeira Verediana Horvatich Franzon. A data tem por finalidade dar visibilidade à problemática da perda gestacional, neonatal e infantil; garantir o respeito ao luto e à memória de mães, pais e familiares que vivenciam essa experiência; sensibilizar pais, familiares, profissionais de saúde e a sociedade em geral, por meio da promoção de debates e atividades informativas; dignificar o sofrimento das famílias enlutadas e incentivar ações de apoio e acolhimento; promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde aos casos de perda gestacional, neonatal e infantil; orientar as famílias quanto aos direitos previstos em leis e normativas pertinentes.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!