Arapongas foi indicada ao Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 e figura entre os destaques do Estado do Paraná. Trata-se de uma premiação que celebra os municípios que se destacam pela administração pública eficiente, inovadora e comprometida com a qualidade de vida da população. A seleção se deu com base nos resultados obtidos nos pilares do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Segundo a organização, essa indicação comprova que é possível transformar realidades com planejamento estratégico, inovação e uma gestão pública empenhada.
O IGMA é uma plataforma de tecnologia e inovação do Instituto Aquila que mede a excelência na gestão das cidades brasileiras. Ele utiliza dados públicos de cerca de 5.570 municípios para analisar a administração pública com base em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. O IGMA utiliza um algoritmo próprio para coletar e analisar mais de 70 indicadores de fontes públicas oficiais, como prefeituras e governos federais. A plataforma consolida, cruza e organiza os dados para gerar um "raio-x" do desempenho de cada município.
A cerimônia estadual, que está marcada para 22 de outubro, em Curitiba, será um momento de reconhecimento público, troca de experiências entre líderes e inspiração para novas conquistas. “É um orgulho para nós saber que Arapongas está se destacando cada vez mais entre os municípios do Paraná. Seguimos trabalhando para manter o nosso município cada vez melhor para cada cidadão que aqui reside”, comenta o prefeito Rafael Cita.
PRÊMIO
Ainda de acordo com a organização, as premissas são reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, compartilhar os municípios que são referência em soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.
A etapa estadual vai premiar os melhores desempenhos nos seis pilares (educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade; sustentabilidade; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; e governança, eficiência fiscal e transparência) no IGMA por categoria populacional em cada estado, baseado na nota apurada em 2025, conforme regulamento. Os três melhores de cada categoria populacional serão premiados: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; acima de 100 mil habitantes.