Arapongas abriu oficialmente na sexta-feira, 17, os trabalhos da carreta Agora tem Especialistas, do Governo Federal, que vai passar 30 dias no município com atendimentos focados na saúde da mulher. Arapongas é o primeiro município da Região Sul do Brasil a ser contemplado com a iniciativa, que visa reduzir as filas de espera por atendimento em todo o país. Em parceria com a Prefeitura Municipal, serão oferecidos consultas, exames e tratamentos que focam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, para garantir atendimento completo e humanizado.
O secretário municipal da Saúde de Arapongas, Carlos Eduardo Arruda, agradeceu ao Ministério da Saúde, “que trouxe essa carreta para que a gente conseguisse dar vazão a uma fila de atendimento de ginecologia para todas as mulheres araponguenses e mulheres paranaenses da nossa região”, comentou, lembrado que a equipe da pasta se organizou rapidamente para receber a carreta. “E o Rafael, nosso prefeito, que não mediu esforços para que isso estivesse acontecendo. Foi rápido, foi de surpresa, mas está sendo um sucesso e eu tenho certeza que vai ser um sucesso”, pontuou.
O secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, frisou: “aqui é um ganha-ganha. Aqui, ninguém disputa com ninguém. A nossa disputa é atender bem o povo. Então, nós também lançamos aqui no estado, junto com o governador Ratinho Júnior e a nossa primeira-dama, Luciana, uma carreta no último dia 13. Mas é o ganha-ganha. Uma carreta vai de um lado, a outra vai do outro e o povo vai sendo atendido. Porque é inconcebível nós perdermos mulheres nesse país por doenças evitáveis”, ressaltou.
O superintendente-geral de apoio aos municípios da Casa Civil do Paraná e representante do governador Ratinho Júnior, Sérgio Onofre, enalteceu: “Arapongas saiu na frente no tratamento da mulher, lá atrás, quando criou o Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), que só atende mulheres, desde que engravidaram até a hora em que vão ganhar bebês e, depois, com o pediatra cuidando das crianças. Isso é dar vida às pessoas que não têm condições de ter. Muita gente fala do Sistema Único de Saúde (SUS) porque não conhece. O SUS é o melhor programa de saúde do mundo”, destacou, dizendo: “eu duvido que haja algum município no Brasil do tamanho do nosso, que tem 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três 18 horas, dois 24 horas, um Cisam e um Pronto Atendimento Infantil (PAI) para cuidar da criança e da mãe. E uma saúde tão bem estruturada igual essa. Então, nós temos que ter parcerias com todos que querem ajudar Arapongas. E fazemos sem distinção, sem essa briga ideológica, sem essa briga feia, porque quem perde com isso é o povo. Nós seguimos a cartilha do nosso governador. O Paraná quer ter paz política. Arapongas também quer ter paz política e quer atender a família araponguense”, frisou Onofre.
Representando o Governo Federal e o Ministério da Saúde, o diretor de programa da Secretaria Executiva, Fausto Soriano, declarou que “o programa Agora tem especialistas, que a gente vê aqui à nossa frente, é materializado em uma política pública para de fato ampliar o acesso à população, e seguimos perseguindo aquilo que é o slogan: da consulta ao tratamento. Não é apenas um slogan, é um grande desafio para todos nós enquanto Brasil. Nós temos nos desafiado em fazer essa articulação para conseguir dar conta disso”, relatou.
Em Arapongas, ela vai atender à 16ª Regional de Saúde, que compreende um total de 17 municípios, em termos populacionais, 400.000 habitantes”, explicou.
Em pronunciamento, o Prefeito de Arapongas, Rafael Cita, exaltou: “o que eu vejo aqui, na verdade, é a representação real da estrutura tripartite do SUS. Aqui, nós temos o Governo Federal, o Governo Estadual e o Governo Municipal. Para quem não sabe dessa questão de estrutura tripartite, há uma divisão na legislação do SUS que dá as competências de cada ente da Federação a respeito da saúde pública. Como funciona bem essa parceria entre o governo federal, o governo estadual e o governo municipal? Essa junção tem um resultado e não é político, é prático. A saúde da população. E aqui, a saúde da mulher. É como o superintendente falou: quem fala mal do SUS não conhece o SUS. É um absurdo”, exaltou.
CARRETA
A carreta está estacionada nas dependências da Estação Cultural Milene (Rua Jandaia, s/n, Centro). Os atendimentos que serão feitos no programa Agora tem especialistas são exclusivamente por meio de agendamento feito nas UBS.