A inauguração da Incubadora Tecnológica de Ivaiporã tem data agendada: 27 de novembro. O espaço, concebido para impulsionar o ecossistema de inovação no município, abrigará empresas brasileiras e coreanas, consolidando uma parceria inédita na região e no Paraná voltada ao desenvolvimento tecnológico e à geração de empregos qualificados.
Além de impulsionar startups e empreendimentos tecnológicos, o espaço abrigará a Secretaria Municipal de Inovação e Cooperação Internacional, que atuará diretamente no apoio a parcerias e soluções voltadas ao setor público.
O consultor em tecnologia da Prefeitura de Ivaiporã, Aleksandro Montanha, que é PHD em Inteligência Artificial (IA), comentou o caráter singular da Incubadora Tecnológica. “Estamos chegando à tão esperada data de inauguração – um momento especial para o município. É um projeto único, desafiador e que tem potencial para transformar a economia de Ivaiporã”, afirmou Aleksandro Montanha.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
O prefeito licenciado Carlos Gil reforçou que a Incubadora Tecnológica é um dos investimentos mais estratégicos da gestão. “Ficou fantástico. Estamos começando uma era da inovação em Ivaiporã. O grande objetivo é gerar empregos qualificados – especialmente para jovens formados no IFPR, Univale e na FATEC, que muitas vezes deixam a cidade por falta de oportunidades. A Incubadora Tecnológica terá laboratórios, drones, robôs e o suporte necessário para desenvolver ideias, transformar sonhos em projetos e contribuir para o futuro do município”, antecipou Carlos Gil.
A Prefeitura também será cliente da inovação, encomendando soluções que facilitem a vida da população e tornem os serviços mais eficientes. “Com a Incubadora Tecnológica, Ivaiporã consolida o papel como polo emergente de tecnologia e inovação no interior do Paraná, abrindo caminho para mais oportunidades, investimentos e o fortalecimento da economia”, declarou o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Helinho Lins.