Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Jandaia do Sul aprovou por maioria de votos as contas do exercício de 2023 da gestão do ex-prefeito Lauro Júnior. O parecer técnico emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendava a aprovação das contas, o que foi seguido pela maioria dos vereadores.
Apesar do parecer favorável do órgão de controle externo, a decisão final cabia ao Legislativo Municipal. Apenas dois vereadores – Matheus Porrão (PP) e Michel Enfermeiro (Podemos) – votaram contra a aprovação, indo na contramão do posicionamento técnico do TCE-PR.
Os parlamentares argumentaram que o processo tem diversas ressalvas.
Durante a sessão, a presidente da Câmara, vereadora Adriana da Cruz Jaime (MDB), comentou os rumores que circulavam na cidade sobre supostas irregularidades na administração anterior. Segundo ela, não foram apresentadas provas que justificassem a rejeição das contas.
“A decisão técnica do TCE foi pela aprovação e, diante disso, procurei a atual administração, que está no comando há nove meses, em busca de documentos que pudessem apontar qualquer irregularidade da gestão passada. Não foi encontrado nada que justificasse a rejeição das contas”, afirmou a presidente.
Com a decisão, a Câmara conclui o processo de análise das finanças municipais de 2023, encerrando oficialmente a avaliação do último ano da gestão de Lauro Júnior.
COM REPÓRTER DO VALE