Offline
Menu
Arapongas é destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes
Cidade é 2º lugar no pilar infraestrutura e mobilidade urbana
Por Edison Costa
Publicado em 23/10/2025 15:14
Política

Arapongas foi destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 entre os municípios do estado do Paraná. Trata-se de uma premiação que reconhece as administrações que desenvolvem projetos de inovação, transparência e eficiência, com impacto direto na vida dos cidadãos. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quarta-feira, 22, em Curitiba, e Arapongas figura como segundo lugar no Pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana, atrás apenas de Maringá e à frente de Londrina, e em terceiro em Sustentabilidade, que tem Pinhais e Francisco Beltrão no primeiro e segundo lugares, nos municípios com mais de cem mil habitantes. 

“Arapongas foi premiada nos dois pilares em que foi indicada. É um orgulho saber que somos referência nas questões de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, ficando atrás de Maringá, mas à frente de Londrina, por exemplo, que é muito maior que Arapongas, e ainda estarmos no top 3 em questão da sustentabilidade”, ressalta o prefeito Rafael Cita, que compareceu à premiação, ocorrida no Teatro Regina Vogue, em Curitiba. “A falta de comparação com outros municípios do mesmo porte às vezes nos impede de ver o quanto somos evoluídos enquanto cidade”, argumentou Rafael Cita. “Uma premiação espontânea, com indicadores objetivos e baseada em dados e estatísticas como o Cidades Excelentes só confirma que estamos no caminho certo enquanto gestão municipal”, acrescenta o prefeito.

A seleção para participar desse prêmio se deu com base nos resultados obtidos nos pilares do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Conforme a organização, essa indicação comprova que é possível transformar realidades com planejamento estratégico, inovação e uma gestão pública empenhada.

O IGMA é uma plataforma de tecnologia e inovação do Instituto Aquila que mede a excelência na gestão das cidades brasileiras. Ele utiliza dados públicos de cerca de 5.570 municípios para analisar a administração pública com base em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. O IGMA usa um algoritmo próprio para coletar e analisar mais de 70 indicadores de fontes públicas oficiais, como prefeituras e governos federais. A plataforma consolida, cruza e organiza os dados para gerar um "raio-x" do desempenho de cada município.

PRÊMIO
Ainda conforme a organização, as premissas são reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, compartilhar os municípios que são referência em soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.
A etapa estadual premiou os melhores desempenhos nos seis pilares (educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade; sustentabilidade; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; e governança, eficiência fiscal e transparência) no IGMA por categoria populacional em cada estado, baseado na nota apurada em 2025, conforme regulamento. Os três melhores foram premiados nas categorias menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; acima de 100 mil habitantes.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!