Offline
Menu
Prefeitura de Arapongas usa Inteligência Artificial em auditorias
Processo auxilia na fiscalização de licitações e contratos
Por Edison Costa
Publicado em 24/10/2025 15:53
Política

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência Pública (SEMCIT), passou a utilizar a ferramenta de Inteligência Artificial ALICE – Analisador de Licitações, Contratos e Editais, criada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e oferecida de forma gratuita aos órgãos governamentais brasileiros, para auxiliar nas auditorias preventivas e nos processos de fiscalização relacionados às licitações e contratos administrativos. A iniciativa reforça o compromisso da gestão Rafael Cita (PSD) com a transparência, integridade e eficiência na administração pública.
O Prefeito Rafael Cita destaca que a adoção de tecnologias inteligentes é uma diretriz estratégica do governo. “A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial representa um grande avanço para a gestão pública. Arapongas segue no caminho da inovação, buscando eficiência e transparência em todos os seus processos. Essa é mais uma ação que reforça nossa responsabilidade com o uso correto dos recursos públicos”, ressaltou Rafael Cita.
A decisão de implementar o sistema veio após uma visita técnica à Prefeitura de Londrina, em que o secretário da SEMCIT, Henrique Garcia Filetti, juntamente com servidores da pasta, conheceram de perto a funcionalidade da ferramenta utilizada pela Controladoria-Geral do Município (CGM) de Londrina.
“Logo de pronto, percebemos a extrema precisão da ferramenta nas auditorias e o quanto ela pode auxiliar nas nossas atividades de fiscalização e controle. Trata-se de um recurso moderno que fortalece a integridade pública e garante uma atuação mais técnica e preventiva”, explicou o secretário.
Durante a visita, Filetti reuniu-se com o Controlador-Geral de Londrina, Guilherme Arruda Santos, ocasião em que surgiu a ideia de firmar um Termo de Cooperação Técnica entre a CGM de Londrina e a SEMCIT de Arapongas, com o objetivo de fortalecer o apoio institucional e a troca de experiências entre os órgãos de controle das duas prefeituras.
Com a implantação da ferramenta de IA ALICE, Arapongas dá mais um passo importante na modernização dos mecanismos de controle interno, promovendo uma gestão pública cada vez mais inovadora, transparente e responsável.
Além disso, o uso da Inteligência Artificial representa o cumprimento de um dos compromissos firmados no Plano de Governo do prefeito Rafael Cita, consolidando a aplicação prática de políticas voltadas à transformação digital e à modernização administrativa no município.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!