De acordo com o boletim da GCM, a equipe composta pelos agentes Richard, Kozan e Peçanha realizava patrulhamento preventivo quando avistou uma motocicleta vermelha trafegando em zigue-zague pela via, colocando em risco a segurança de pedestres e outros motoristas. Em seguida, o condutor avançou o sinal vermelho no cruzamento com a Rua René Camargo de Azambuja, desrespeitando a sinalização semafórica.
Diante da infração e do perigo gerado, os agentes realizaram a abordagem nas proximidades da Igreja Matriz de Apucarana. Durante a ação, o homem apresentou sinais visíveis de embriaguez, como odor etílico, fala alterada e dificuldade de equilíbrio.
O motorista aceitou realizar o teste do etilômetro, que apontou 0,85 mg/L de álcool por litro de ar alveolar expirado — índice muito acima do limite que configura crime de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Diante dos fatos, foram lavradas as notificações administrativas e o condutor foi encaminhado à 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, onde permaneceu à disposição da autoridade policial.