A obra do Sacolão Municipal de Arapongas entrou nos detalhes finais de execução, segundo informações da Prefeitura, por meio da Secretaria Obras Transporte e Desenvolvimento Urbano (Seodur). As instalações serão inauguradas ainda em 2025, conforme a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan). Na última semana, o local passou por pintura e finalização de detalhes internos.
O local será destinado à comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, in natura, minimamente processados e/ou industrializados provenientes da agricultura familiar, desde que sejam produzidos pelos produtores rurais familiares do município de Arapongas. O objetivo é proporcionar para a população acesso a frutas, legumes e hortaliças com qualidade e variedade, abaixo do valor de mercado, por ser direto do agricultor familiar para a mesa das famílias araponguenses.
Essa obra teve início na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, idealizada pela ex-secretária Niele Melo, e está a todo vapor na gestão do Rafael Cita. O investimento é de R$ 469.161,74, em recursos próprios.
SACOLÃO
O Sacolão Municipal de Arapongas será instalado na área interna do Terminal Urbano Central. Posição estratégica, localizado a duas quadras da Avenida Arapongas, no centro. A intenção maior é beneficiar os cerca de 9.000 usuários do transporte público.
A Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Rurais Familiares de Arapongas (Coara), antiga Associação de Agricultores Empreendedores Rurais e Familiares de Arapongas (Aaerfa) e a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran) serão as responsáveis por abastecer o Sacolão.