Offline
Menu
Arapongas poderá ter mais um colégio cívico-militar
Município está na nova lista anunciada pelo Governo do Estado
Por Edison Costa
Publicado em 04/11/2025 15:16
Educação

Arapongas está entre os municípios que abrigam os 50 colégios que passarão por consulta para eventual adesão ao modelo cívico-militar a partir do ano letivo de 2026. A lista, que inclui o Colégio Estadual Ivanilde de Noronha, que fica na Vila Aparecida, foi publicada nesta segunda-feira, 03, pela Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR). Esse processo vai ocorrer nos dias 17 e 18 de novembro e vai contar com envolvimento de toda a comunidade escolar: pais e responsáveis, alunos e professores. 
A regulamentação completa das consultas, com formato e regras de votação, e novas informações serão publicadas nos canais oficiais da Secretaria da Educação nas próximas semanas.

CÍVICO-MILITAR
Implantado pelo Governo do Estado em 2021, o modelo cívico-militar é coordenado pela SEED-PR e une a gestão civil com a presença de militares da reserva nas atividades administrativas e no apoio à rotina e organização escolar. O Paraná tem o maior número de colégios da rede do Brasil, com 312, reunindo cerca de 190 mil estudantes – o programa foi inclusive ampliado com a descontinuidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Caso todos os novos colégios votarem favoravelmente, serão 362 unidades com cerca de 211 mil alunos.
Na última semana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei que autoriza a adesão das escolas de educação em tempo integral da rede estadual de ensino o modelo cívico-militar. Das 50 unidades selecionadas, 20 são da educação em tempo integral e também serão consultadas.

As notas mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2023, comprovam o sucesso dessa metodologia. As unidades de ensino desse modelo obtiveram índices de 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e de 4,75 no ensino médio, superando a média estadual, que foi de 5,3 no ensino fundamental II e de 4,63 no ensino médio. No comparativo com o Ideb de 2021, quando ainda funcionavam no modelo tradicional, 64% dos colégios cívico-militares elevaram a nota Ideb.
Outro destaque é a participação dos estudantes no programa Ganhando o Mundo. Dos 2 mil jovens selecionados para intercâmbio em 2025, 417 estão matriculados em colégios cívico-militares, o equivalente a 20,6% do total.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online