Municípios ligados à 16ª Regional de Saúde de Apucarana, participam neste sábado do “Dia D de Combate à Dengue”, convocados pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na região, vários municípios já aderiram à mobilização e têm ações planejadas para este sábado.
O diretor da RS, Paulo Vital, lembra que técnicos dos municípios da região participaram de capacitações e também da Campanha Previne Dengue. “Os municípios ligados à regional intensificaram as ações de prevenção e controle, mobilizando a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária, buscando estimular a população para evitar a formação de criadouros do Aedes Aegypti”, argumenta Vital.
Conforme relata Marcelo Viana de Castro, chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, neste sábado (8) todo o país estará mobilizado em torno das ações do Dia D de Combate à Dengue. “Essa mobilização representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a conscientização da população e dar ainda mais visibilidade às ações municipais de combate à dengue”, destaca Viana.
Os dezessete municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde já vêm desenvolvendo importantes ações de combate à dengue. “E, neste Dia D, estamos incentivando os gestores e secretários, em relação à convocação do Ministério da Saúde, no sentido de realizarem atividades e ações simbólicas, que garantam mais visibilidade e engajamento da população com a prevenção e o controle da doença, causada pelo mosquito”, comenta Paulo Vital.
Como sugestões apresentadas pela Regional de Saúde, podem ser realizadas panfletagens educativas em locais de grande circulação, mensagens de orientação em comércios e igrejas, mobilizações em escolas, carros de som com alertas à população, blitz educativas, mutirões de limpeza em áreas prioritárias ou outras iniciativas que despertem o envolvimento coletivo.
A prevenção, mediante mobilização da população é importante neste período que antecede o verão, quando ocorrem mais chuvas e mais calor. Estes fatores são favoráveis à proliferação de criadouros do mosquito causador da dengue. De agosto até agora, foram notificados na área da 16ª RS, um total de 1.711 casos suspeitos, e 61 casos de dengue confirmados.