Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira em Ivaiporã. O encontro foi realizado no Recinto de Leilões do Parque de Exposição, dentro da programação da 21ª Exposição Agropecuária e Industrial do Vale do Ivaí, que está acontecendo desde sexta-feira e prossegue até esta quarta-feira, data do aniversário do município, que está completando 64 anos de emancipação.
A reunião, capitaneada pelo prefeito anfitrião Luiz Carlos Gil e pela vice Gertrudes Bernardi e presidida pelo prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, contou com a presença da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Ela expôs aos prefeitos os programas e projetos de sua pasta e pediu a eles que implantem políticas públicas de governança em seus municípios para que possam ter acesso aos recursos do governo do Estado de acordo com cada projeto.
Lendre destacou, principalmente, o modelo de casas de acolhimento para mulheres vítimas de violência, que está sendo proporcionado pelo governo de Ratinho Junior para todas as regiões do Estado. A Casa da Mulher Paranaense, como é denominado o projeto, oferece abrigo sigiloso e temporário para mulheres em risco, com atendimento psicológico e social. “Estamos à disposição caso os prefeitos entendam que o equipamento é necessário. Já temos seis unidades em obras no estado”, afirmou.
Na reunião também foram abordados assuntos sobre tributação, arrecadação e criação de um centro regional de tratamento oncológico. O Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ivaiporã (CIS Ivaiporã) fez uma prestação de contas aos municípios, através do seu presidente Renan Romanichen, prefeito de Cândido de Abreu.
Para o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, a Expovale que está acontecendo no município combina impacto econômico e conteúdo técnico. Ele citou as palestras voltadas ao produtor rural e o espaço para debater temas atuais, como conectividade no campo. Gil elogiou o programa do Governo do Paraná que prevê internet rural no Vale do Ivaí. “É um programa fantástico, que vai levar muita qualidade de vida ao nosso produtor rural”, disse.
De acordo com o prefeito, a conectividade é decisiva na modernização da agricultura. “Não adianta ter uma agricultura forte sem conectividade”, afirmou. Gil lembrou que o produtor precisa da internet para estudar, emitir notas e acessar serviços públicos.
A vice-prefeita Gertrudes Bernardi, que é coordenadora geral da Expovale, destacou em entrevista à Rádio TV Apucarana o sucesso que vem alcançando a feira até o momento, conforme era esperado. “A festa está um sucesso absoluto e estamos muito felizes, orque até o momento tudo está transcorrendo dentro da conformidade e daquilo que planejamos”, diz ela.
Para Gertrudes, a feira tem uma importância muito grande para Ivaiporã porque traz negócios e agrega negócios no município e na região. Tanto que conta com cerca de 200 expositores, inclusive de outros estados como Minas Gerais e Santa Catarina. “Isso significa que o nome da Expovale está sendo levado para todo o Brasil”, completa.
O presidente da Amuvi, Primis de Oliveira, também destacou o impacto econômico da Expovale. Ele elogiou a organização e afirmou que a feira movimenta o Vale do Ivaí. “A Expovale atrai visitantes, gera negócios e amplia oportunidades para todos os setores”, disse.