Offline
Menu
Teatro orienta estudantes sobre dengue em Apucarana
Peça ensina práticas para evitar reprodução do mosquito
Por Edison Costa
Publicado em 04/12/2025 16:16
Saúde

Estudantes das turmas de 5º Ano da rede municipal de Educação participaram, nesta quinta-feira (04/12), no Cine Teatro Fênix, de uma atividade de conscientização sobre a dengue por meio da peça teatral “O Circo Biruta e o Mosquito Mequetrefe”. A ação, desenvolvida em parceria entre a Autarquia Municipal de Educação (AME), a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), o Programa Saúde na Escola (PSE) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi apresentada pela Companhia de Teatro Educativo Batuta Produções, de Astorga, em duas sessões, às 9h e às 14h.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola, enfermeira Sabrina Menegazzo Candeo Marchi, explicou que a peça apresentou, de forma lúdica, orientações práticas para evitar a reprodução do mosquito transmissor e reconhecer sinais da doença. “As crianças se divertiram com as peripécias dos palhaços Pirulito e Pipoca e aprenderam a importância de manter os quintais limpos, colocar areia nos pratinhos das plantas, lavar diariamente os bebedouros e comedouros dos animais e guardar baldes, garrafas e outros objetos que possam acumular água sempre virados para baixo. Os estudantes acompanharam a apresentação com atenção, interagindo e cantando com os personagens”, detalhou.
O superintendente de Vigilância em Saúde da AMS, Luciano Simplício, afirmou que as crianças exercem papel relevante na disseminação das informações. “Elas certamente vão compartilhar as informações que ouviram no Cine Teatro Fênix com seus pais, avós e vizinhos, levando o combate ao mosquito Aedes aegypti para a comunidade. A dengue é uma doença grave que pode ser prevenida com medidas simples, mas é preciso o empenho de toda a população para evitarmos uma epidemia”, declarou.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Liévore, destacou que esta é a segunda apresentação da Companhia de Teatro Educativo Batuta Produções em Apucarana neste ano. “Em outubro, durante a programação do Apuca Kids, os palhaços Pirulito e Pipoca estiveram na cidade apresentando a mesma peça para outras turmas da rede municipal de Educação”, afirmou.
A iniciativa reforça o trabalho conjunto entre as áreas de Educação, Saúde e Cultura na promoção de ações de sensibilização sobre a dengue e no estímulo às práticas preventivas entre os estudantes.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online