Offline
Menu
Apucarana encerra programa de Residência em Saúde
Trinta e oito profissionais apresentaram trabalhos de pesquisa
Por Edison Costa
Publicado em 05/12/2025 16:35 • Atualizado 05/12/2025 16:35
Saúde

A Prefeitura de Apucarana promoveu, entre os dias 3 e 5 de dezembro, no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o IX Encontro Científico dos Programas de Residência em Área da Saúde, vinculados à Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Ao longo dos três dias, 38 profissionais apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Residência, consolidando um ciclo formativo pautado pelo rigor metodológico, compromisso ético e contribuição direta para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
As pesquisas foram desenvolvidas sob orientação dos tutores docentes dos Programas de Residência em Atenção Básica à Saúde da Família, Saúde Mental, Enfermagem Obstétrica e Medicina de Família e Comunidade, além de profissionais angolanas que realizam colaboração acadêmica decorrente do Termo de Cooperação Brasil–Angola.
A coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional da AMS, Adriana Palú, destacou a relevância acadêmica e social das apresentações. “As residências em saúde são consideradas padrão ouro na formação de trabalhadores para o SUS. Nossos programas são financiados pelo Ministério da Saúde e, entre os pré-requisitos para a conclusão do curso, está a execução e apresentação de um projeto de pesquisa. Isso é fundamental porque traz resultados importantes tanto para a ciência quanto para a sociedade”, afirmou.
Segundo Adriana, o encontro representa um marco para os residentes. “O IX Encontro Científico encerra o ciclo formativo desses profissionais de maneira significativa, pois devolve para a sociedade os resultados das suas pesquisas”, acrescentou.
Os 38 residentes que participaram do evento pertencem às áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Farmácia, Educação Física e Serviço Social, distribuídos nos programas de Enfermagem Obstétrica, Saúde Mental, Atenção Básica à Saúde da Família e Medicina de Família e Comunidade.
A coordenadora Adriana Palú acrescentou que a gestão pública do município valoriza muito os programas de residência. “A gestão compreende que os programas de residência ampliam o acesso da população aos serviços de saúde e qualificam os processos de trabalho. Ao ver as apresentações do IX Encontro Científico, temos certeza de que isso se confirma na prática”, concluiu.
A cerimônia de formatura dos residentes está marcada para o próximo dia 18 de dezembro, às 19 horas, em solenidade no Cine Teatro.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online