Offline
Menu
Arapongas inaugura Sacolão Municipal
Unidade vai comercializar produtos da agricultura familiar
Por Edison Costa
Publicado em 05/12/2025 17:13
Economia

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), promoveu nesta sexta-feira a inauguração do Sacolão Municipal João Poliseli de Sá.
A secretária da SESAN, Ellen Mendonça, agradeceu a ex-secretária da Pasta, Niele Melo, que teve a ideia do Sacolão, e explicou que este “é um equipamento público, de segurança alimentar e nutricional, que tem como objetivo ofertar frutas, verduras e legumes, frescos, variados de qualidade e com preços acessíveis – sendo, em média 35% menor do valor de mercado. Tem como objetivo  fortalecer a segurança alimentar de toda a população araponguense. Outro objetivo do Sacolão é fortalecer a agricultura familiar, local, aumentando a renda dessas famílias, gerando ainda uma melhoria do comércio local.
Os agricultores que fazem parte das duas cooperativas – Cooperativa de Agricultura Familiar de Arapongas (COARA) e a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (COPRAN) - é que vão fornecer os produtos para venda aqui na Sacolão. Então, vai sair o produto direto da agricultura para a mesa do horticultor. Sem nenhum tipo de intermediário”, detalhou.
Segundo ela, o local foi escolhido estrategicamente por estar ao lado do terminal urbano, facilitando, assim, a vida de quem usa o transporte público, que vai poder fazer as suas compras sem carregar sacolinhas, pesadas, por longas distâncias e ainda sim, vão levar alimentos saudáveis e de qualidade para casa.

O filho primogênito, João Robson Vicentin Poliseli, agradeceu a homenagem ao pai em nome da família. “Um especial agradecimento a vocês pela indicação. A família se sente honrada e grata a todos. Muito obrigado. E mais uma coisa: o pai morreu com 86 anos. Então, desejamos que esse empreendimento tenha 86 anos a mais”, disse.
A viúva do homenageado, Aparecida Vicentin Poliseli, esteve presente na homenagem e recebeu, das mãos do Prefeito Rafael Cita, o decreto que nomeia o Sacolão e uma flor da ex-secretária da SESAN, Niele Melo.
O superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, ressaltou que “é uma manhã muito feliz para todos nós”, e comentou que “a família Poliseli já contribuiu muito e trabalha muito por essa cidade. E o seu João foi um dos vereadores mais dedicados. Foi um homem que defendia a família, defendia o pobre, defendia o trabalhador como nunca. Eu convivi com o João Poliselli e sei como ele trabalhou. Está sendo homenageado pelo trabalho que ele fez nessa cidade”, comentou.
O prefeito Rafael Cita disse que “esse momento aqui é muito especial porque reflete verdadeiramente o porquê que a Secretaria de Segurança Alimentar foi criada. Não é só para garantir cesta básica. Segurança Alimentar é para tratar da qualidade da alimentação da população araponguense, daqueles que mais precisam e também trazer a agricultura familiar para mais perto da população. Porque é um jogo de ‘ganha-ganha’: o agricultor vende, a população compra o alimento de qualidade com um preço mais acessível. Essa é a principal finalidade da Secretaria. E aqui, estamos vendo isso”, enalteceu. “Vai ser muito importante para que a comunidade venha se abastecer de bons alimentos. É para isso que a gente investe”, frisou Rafael Cita. Ele agradeceu a cada um dos envolvidos no processo. “Sem vocês, nenhum projeto eu consigo desenvolver. Então, que esse seja um local abençoado. Afinal, nós estamos trazendo o alimento da terra para a população araponguense. Eu não tenho dúvida que vai ser um lugar de muitas bênçãos”, finalizou.
O evento ainda contou com a presença dos vereadores, secretários e servidores municipais, representantes das cooperativas e produtores que abastecem o Sacolão e demais autoridades.

SACOLÃO
O Sacolão Municipal de Arapongas está instalado na área interna do Terminal Urbano Central (na esquina das Ruas Andorinhas e Marabu, no Centro), numa posição estratégica, a duas quadras da Avenida Arapongas, região central da cidade.
A obra teve início ainda na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre, idealizada pela ex-secretária Niele Melo, e entregue na gestão Rafael Cita. O investimento é de R$ 469.161,74, em recursos próprios.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online