Apucarana lançou oficialmente na tarde desta segunda-feira na Praça Rui Barbosa, a "Operação Natal Seguro" com o objetivo de intensificar a segurança da população durante o período de horário estendido do comércio, que passou a funcionar até as 22 horas a partir desta segunda-feira e vai até dia 23 de dezembro. A ação conjunta reúne Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Guarda Municipal (GCM) e agentes de trânsito, com foco na prevenção de furtos e roubos tanto na região central quanto nos polos comerciais dos bairros.
Segundo o major Da Costa (Alessandro Ribeiro da Costa), comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana, o efetivo foi reforçado, inclusive com equipes administrativas nas ruas e apoio de batalhões especializados de Curitiba. "Vamos intensificar o policiamento na região central, buscando evitar que crimes ocorram, tanto furto como roubo, e preservar também a integridade física das pessoas", disse o major Da Costa. A fiscalização ocorrerá 24 horas por dia, com uso de cães farejadores para revistas em ônibus e cumprimentos de mandados.
O major assegura que os moradores em situação de rua têm um tratamento específico por parte da Polícia Militar, porém também serão fiscalizados, já que há muitos criminosos "infiltrados" nessa população vulnerável. Uma das principais preocupações das forças de segurança é proteger o comércio neste período natalino.