O ciclone extratropical que causou impactos no tempo no Paraná nesta semana já foi embora, mas outro fenômeno meteorológico se formou e, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), tem o potencial de formar supercélulas (tempestades severas) no Estado entre esta sexta-feira (12) e sábado (13).
Trata-se de um sistema de baixa pressão que está atuando em superfície sobre o Paraguai e norte da Argentina, potencializando o ingresso de umidade e calor da região amazônica para o Sul do Brasil. Tudo isso está associado a um cavado meteorológico em altitude - uma região alongada de baixa pressão atmosférica, que funciona como uma corrente de vento que ajuda a formar tempestades.
“O que chama a atenção neste sistema é seu avanço lento sobre o Estado, o que faz com que ele acabe produzindo maiores acumulados de chuva”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Desde a madrugada desta sexta-feira (12), áreas de chuva já se formaram entre as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades como Cianorte, Mandaguari, Altônia, Assis Chateaubriand, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Santa Helena e Ubiratã já tinham registrado acumulados de chuva acima de 10 mm antes das 7h30, com destaque para Palotina, que neste período já tinha alcançado um volume de chuva de 53,4 mm.
“A tendência para as próximas horas é de que essas instabilidades avancem gradualmente de Oeste para o Leste, mudando o tempo onde ainda não choveu. O volume de chuva, principalmente na metade Oeste do Paraná, ultrapassará a casa dos 50 mm, podendo chegar a 80 mm em algumas estações meteorológicas”, ressalta Samuel.
Há risco de tempestades, com rajadas de vento acima de 70 km/h em alguns municípios. No Leste a chuva deverá chegar no período da noite, e entre a madrugada e manhã de sábado (13) a previsão é de muita chuva. No Norte o tempo fica bastante instável sexta e sábado, muito chuvoso e com pouca variação das temperaturas.
“Fazemos em tempo real o monitoramento das áreas de chuva. Neste sistema há risco de formação de supercélulas, que ocorrem em nuvens com desenvolvimento vertical de mais de 15 km de altura e, portanto, causam tempestades mais severas. Elas se formam em poucos minutos”, afirma Samuel.
No sábado (13), no Oeste e Sudoeste, o tempo volta a ficar estável a partir da tarde. Com predomínio de sol, estas serão as regiões com as maiores temperaturas do estado. Foz do Iguaçu, por exemplo, pode chegar aos 29°C, e Francisco Beltrão a 27°C.
Já no domingo (14), o tempo permanece com muita nebulosidade e abafado, e pancadas de chuva podem ocorrer em vários momentos do dia de forma localizada e rápida, em todas as regiões. Na segunda-feira (15), uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e muda novamente o tempo, principalmente entre a tarde e a noite, nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná.
O Simepar recomenda que a população fique atenta aos alertas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência para receber os alertas para a sua região em tempo real.