O Sacolão Municipal de Arapongas movimentou aproximadamente 7,9 toneladas de alimentos desde o início do funcionamento da unidade no mês de dezembro de 2025. Os dados são do primeiro balanço mensal de suas atividades, divulgado pela Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN).
A estimativa é de que centenas de pessoas passaram pelo Sacolão, e auxiliaram a fortalecer a agricultura familiar, garantindo produtos frescos e de qualidade. Entre os alimentos mais produzidos e comercializados destacam-se banana, tomate, milho, laranja, alface, morango e uva.
“A avaliação do primeiro mês de funcionamento do Sacolão Municipal é positiva. Houve boa aceitação da população, bom volume de vendas e uma parceria eficiente com as cooperativas da agricultura familiar”, destaca o gerente do Sacolão, Emanuel Zanatta. “O período também serviu para identificar pequenos ajustes, cujas mudanças já estão sendo realizadas para melhorar o atendimento. Como próximo passo, na próxima semana será lançada uma pesquisa de satisfação, com o objetivo de ouvir a população e qualificar ainda mais o serviço”, pontua.
O Sacolão Municipal funciona em parceria com a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (COPRAN) e com a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Arapongas (COARA), que atuam conjuntamente no fornecimento de alimentos oriundos da agricultura familiar.
Além da comercialização, o Sacolão Municipal também avançou nas ações de segurança alimentar, por meio do projeto piloto do Banco de Alimentos do Sacolão Municipal, as cooperativas COPRAN e COARA realizaram o repasse de 415 quilos de alimentos, beneficiando quatro entidades credenciadas no município, conforme critérios estabelecidos pela SESAN e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
A Prefeitura de Arapongas reforça que o Sacolão Municipal é aberto a toda a população, sem exigência de critérios para acesso, consolidando-se como um importante equipamento público de incentivo à alimentação saudável e de fortalecimento da agricultura familiar. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, na Rua Marabu, esquina com a Rua Andorinhas, nas dependências do Terminal Urbano de Arapongas, no Centro.