O Instituto nacional de Meteorologia (Inmet), juntamente com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cenaden), emitiu nesta sexta-feira alerta para temporais com fortes chuvas, ventos e granizo na região Sul do Brasil, o que inclui os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre essa sexta-feira e domingo.
De acordo com o instituto, entre hoje e amanhã (10), um sistema de baixa pressão evolui para um ciclone extratropical. A frente fria associada a esse sistema provoca temporais e condições severas na Região Sul entre hoje (9) e domingo (11).
As chuvas podem ser pontualmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento que podem superar os 90 km/h.
Esse cenário aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e inundações em pequenos rios e córregos. As áreas mais críticas, inicialmente, concentram-se na faixa oeste da Região Sul, mas ao longo do período a instabilidade se espalha rapidamente por todos os estados. O Inmet recomenda atenção especial às regiões metropolitanas e serranas. “Fique atento a possíveis quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Riscos: Alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e inundações em pequenos rios e córregos”, diz o comunicado de alerta.