Offline
Menu
Apucarana ajuda agricultores com tratores e implementos
Programa subsidiado começa a funcionar em fevereiro
Por Edison Costa
Publicado em 09/01/2026 17:22
Economia

A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana inicia a partir do dia 2 de fevereiro um programa que vai disponibilizar serviços de trator e implementos agrícolas a pequenos produtores rurais, com custo subsidiado. A iniciativa é voltada a agricultores familiares com registro no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Entre os equipamentos que poderão ser utilizados pelos produtores, mediante pagamento apenas da hora/máquina, estão subsolador, grade romana, grade aradora, roçadeira, tombador, perfurador de solo, encanteiradeira, espalhador de calcário e escarificador.
Visando ampliar o alcance do programa, o prefeito Rodolfo Mota autorizou um investimento de aproximadamente R$ 500 mil em recursos próprios para a aquisição de novos equipamentos, sendo quatro carretas basculantes, duas ensiladeiras para trator e uma trincha. Além dos equipamentos, a Prefeitura também disponibilizará servidores municipais capacitados para a operação do maquinário, garantindo segurança, padronização e eficiência na execução dos serviços.
“O objetivo deste programa é garantir que o pequeno produtor tenha acesso a equipamentos que, muitas vezes, ele não consegue adquirir por conta própria. São implementos que fazem diferença direta na produtividade, no preparo do solo, no manejo da propriedade e na redução de custos. O produtor paga apenas a hora/máquina, com valor muito abaixo do praticado no mercado, e ainda conta com operador capacitado fornecido pelo Município”, explica o prefeito Rodolfo Mota.
O custo da hora/máquina será de uma Unidade Fiscal do Município (UFM), atualmente fixada em R$ 107,52. O atendimento será realizado mediante protocolo, obedecendo ordem cronológica de solicitação, que poderá ser feita pessoalmente na Secretaria Municipal da Agricultura, localizada na Avenida Governador Roberto da Silveira, nº 100, Barra Funda (ao lado da estação ferroviária), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3308-1435 ou ainda via WhatsApp 99626-2610.
“O protocolo é fundamental para garantir organização, transparência e justiça no atendimento. O produtor faz o pedido, acompanha o andamento, tem previsão de atendimento e tudo fica registrado. É uma forma moderna e responsável de gestão pública, evitando improvisos e garantindo que todos tenham acesso de forma igualitária”, ressalta Wendel Metta, secretário municipal da Agricultura.
Ele reforça que o programa é direcionado prioritariamente à agricultura familiar. “Estamos focando no produtor que realmente precisa do apoio do poder público. Quem tem o CAF se enquadra nesse perfil e terá prioridade. É uma política pública pensada para fortalecer o pequeno agricultor, gerar renda, melhorar a produção e manter o homem no campo”, conclui.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online