A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vai realizar no dia 30 deste mês, em Rio Branco do Ivaí, reunião para troca da presidência da entidade. O encontro será às 10 horas no salão paroquial da Igreja Imaculada Conceição.
Na oportunidade, o prefeito de Rio Branco do Ivaí e atual vice-presidente da Amuvi, Pedro Taborda Desplanches (MDB), vai assumir a presidência da associação para um mandato de um ano, em substituição ao prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira (PSD).
A alternância na presidência faz parte de um acordo firmado entre ambos (FOTO) e avalizado pelos demais prefeitos na última eleição da entidade, realizada em 19 de dezembro de 2024, ocasião em que foi formada uma chapa de consenso. A chapa foi encabeçada por Primis de Oliveira como presidente e Pedro Taborda Desplanches como vice. Ficou combinado que um ficaria no cargo por um ano e outro no ano seguinte, já que o mandato é de dois anos.
De acordo com o atual presidente Primis de Oliveira, a troca de comando marca a continuidade do trabalho conjunto entre os 26 municípios do Vale do Ivaí, reforçando o fortalecimento institucional da associação e o compromisso com o desenvolvimento do Vale do Ivaí.
Vale lembrar que a eleição da atual diretoria foi marcada por um cenário inicialmente conturbado, com outros nomes se colocando como candidatos à presidência da entidade, entre eles os prefeitos Carlos Gil (PSD), de Ivaiporã, e Fábio Hidec Miura (União Brasil), de São João do Ivaí. Após negociações, os prefeitos chegaram a um consenso, evitando o bate-chapa e garantindo unidade entre os municípios da Amuvi.
Além de Primis de Oliveira e Pedro Taborda Desplanches, a diretoria da Amuvi é composta pelos prefeitos Maurício Bueno de Camargo (PSDB), de Cruzmaltina, como tesoureiro; Rodolfo Mota (União Brasil), de Apucarana, César do Anízio (PSD), de Rosário do Ivaí, e Ana Lúcia de Oliveira (MDB), de Cambira, como integrantes do Conselho Fiscal Efetivo. Na suplência estão os prefeitos Moisés de Andrade (PSD), de Rio Bom, Aparecido Buzato (Republicanos), de Lidianópolis, e Hermes Santa Rosa (PSD), de Faxinal.