Offline
Menu
Arapongas concede reajuste salarial de 5% aos servidores
Reposição está sendo acima da inflação, segundo prefeito
Por Edison Costa
Publicado em 20/01/2026 17:08
Economia

A Prefeitura de Arapongas anunciou nesta terça-feira (20) o percentual de 5% de reajuste salarial para os servidores públicos municipais para o ano de 2026. Segundo o prefeito Rafael Cita, o percentual, acima da inflação acumulada em 2025, foi definido por meio de reuniões com as secretarias de Finanças, de Governo e de Administração, bem como com o Sindicato dos Servidores Públicos e das Autarquias Municipais de Arapongas e Sabáudia (SISPAMAS). O projeto foi encaminhado nesta segunda-feira (19) para a Câmara Municipal.
“A inflação foi de cerca de 4.3% e nós encaminhamos a revisão geral com índice de 5% de aumento na remuneração, no vencimento, para os servidores. Estamos dando um pouco a mais que a inflação para beneficiar os servidores, sem descuidar também do equilíbrio das contas municipais”, salienta o prefeito.
Rafael Cita afirma ainda que isso é revisão geral, aquela que é obrigatória pela Constituição Federal. “Porém, há outros projetos de determinadas categorias que irão na sequência, mas não houve tempo de finalizá-los, sobretudo pelo período de fim de ano e tudo mais. Estamos finalizando os projetos - um deles, que depois nós vamos apresentar também, é uma revisão da tabela, que eu falo há muito tempo, dos professores. Estamos em fase final de análise”, anuncia o prefeito. “Encaminharemos em breve também essa versão final para os professores e outras categorias que virão no decorrer deste início do ano. Todas as medidas são fundamentadas na legislação e olhando a questão do aspecto financeiro orçamentário do município, até onde o município pode ir, porque não podemos ser irresponsáveis com as finanças públicas”, argumenta o prefeito.
Rafael Cita lembra que o município terminou o ano com as contas em dia, embora 2025 tenha sido um ano difícil para muitas prefeituras. “Fechamos o ano com tudo pago e queremos que neste ano as coisas caminhem da mesma forma”, finaliza.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online