O prefeito Rafael Cita recebeu, na manhã desta terça-feira (27), a visita do capitão Tiago Justino da Silva, chefe do terceiro Núcleo de Atuação Regional (NAR), da Defesa Civil. Ele estava acompanhado pelo subtenente Fernando Silva e pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Kümmel. Na pauta, entre outros assuntos, o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (FECAP). O capitão explicou que o fundo é destinado a prover uma capacidade adicional de resposta a municípios afetados por desastre no Paraná.
Antes, o município, para acessar os recursos do fundo, precisava estar em Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública reconhecidos pelo estado. “Hoje, após alteração da lei, os recursos podem ser utilizados para obras de prevenção”, orientou o Capitão Justino.
Na oportunidade, Paulo Kümmel também apresentou um balanço das atividades da Defesa Civil no município ao longo de 2025. De acordo com o documento, foram atendidos 112 incêndios ambientais, 62 cortes/remoção de árvores em situação de risco, queda ou obstrução de vias, 10 vistorias e fiscalizações em imóveis com condição de ruína, duas interdições de residências por risco estrutural/ruína, 86 remoções de abelhas e marimbondos em locais públicos, além de uma ocorrência com produto perigoso (ácido propiônico) na PR-444 (com interdição por 23 horas), alertas meteorológicos e várias outras ações.